A Polícia Federal desarticulou um grupo criminoso acusado de aplicar diversos golpes para sacar benefícios do INSS no Piauí. A quadrilha recrutava idosos falsários para realizar provas de vida e saques indevidos junto às instituições financeiras e ao próprio Instituto. A investigação ocorrida no âmbito da Operação El Camino identificou ao menos 314 benefícios atrelados ao esquema. Em 108 já foi confirmada fraude.
A estimativa é de que o grupo tenha causado um prejuízo de R$ 10 milhões com os saques indevidos. Segundo a Polícia Federal, a quadrilha atuava no Piauí e no Maranhão. Foram cumpridos sete mandados judiciais, sendo três de prisão temporária e quatro de busca e apreensão em Caxias e Pedreiras, no Maranhão. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal de Teresina.
As investigações que culminaram nas ações de hoje (24) iniciaram a partir da prisão de uma pessoa em flagrante em Teresina para apuração de uso de documentos falsos, bem como realização de saque indevido de benefícios previdenciários e assistenciais. A ação da Polícia Federal evitou que recursos públicos da ordem de R$ 44 milhões fossem desviados.
Os investigados devem responder pelos crimes de estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.