Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prazo para matrícula na rede estadual de educação termina nesta sexta-feira (30)

Inscrições são feitas online e garantem vaga para o ano letivo de 2026, que começa em 19 de fevereiro, com apoio presencial nas escolas.

30/01/2026 às 17h38

30/01/2026 às 17h38

O prazo para a realização das matrículas de estudantes na Rede Pública Estadual do Piauí se encerra nesta sexta-feira (30). O procedimento é obrigatório para garantir vaga no ano letivo de 2026, que terá início no próximo dia 19 de fevereiro, e deve ser realizado por estudantes ou responsáveis legais por meio da plataforma digital da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A matrícula é feita exclusivamente pela internet, no endereço seduc.pi.gov.br/matricula, onde os interessados precisam acessar o sistema com uma conta ativa no Gov.Pi, utilizada como identificação digital. O processo inclui o preenchimento de dados cadastrais, o envio de documentos digitalizados e a validação eletrônica pela secretaria da escola escolhida.

Prazo para matrícula na rede estadual de educação termina nesta sexta-feira (30) - (Reprodução / Seduc) Reprodução / Seduc
Prazo para matrícula na rede estadual de educação termina nesta sexta-feira (30)

As vagas disponíveis contemplam escolas dos níveis fundamental e médio, nas modalidades Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola. A diversidade de modalidades busca atender estudantes com diferentes perfis e trajetórias educacionais.

Para concluir a inscrição, é necessário anexar documento de identificação com foto, comprovante de residência atualizado e, no caso, de ingresso no ensino médio, certificado de conclusão e histórico escolar do ensino fundamental. Para estudantes da EJA, o sistema exige histórico escolar ou avaliação diagnóstica para fins de classificação.

A secretaria informou que, para estudantes com dificuldades de acesso à internet, as escolas da rede estadual estão oferecendo atendimento presencial para auxiliar no preenchimento das matrículas, utilizando o próprio sistema online. Em caso de problemas técnicos ou dúvidas, os usuários podem entrar em contato por e-mail com a equipe responsável pelo processo.

O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, afirmou que a intenção é facilitar o acesso ao sistema digital e ampliar a oferta de escolas com infraestrutura. “A Seduc trabalha para assegurar um processo digital simples, com apoio presencial, e oferecer escolas de tempo integral com infraestrutura de qualidade, fortalecendo a formação integral dos estudantes”, disse o gestor da pasta.

A secretaria reforça que estudantes e responsáveis não deixem para realizar o procedimento nos últimos minutos, a fim de evitar problemas técnicos e garantir a confirmação da vaga. O encerramento do prazo nesta sexta marca o fim da etapa de matrícula inicial para 2026, e a não realização do procedimento pode resultar na perda da vaga na rede estadual.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral.