O Piauí registrou 299 focos de calor em janeiro deste ano, ocupando a terceira colocação entre os estados do Nordeste com maior número de ocorrências no período. Os dados constam no painel de monitoramento do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em todo o país, foram identificados 4.347 focos ativos, o dobro da média histórica para o mês, segundo o satélite de referência do órgão.
O volume nacional representa um aumento de 46% em relação a janeiro de 2025. No ranking regional, o Piauí ficou atrás apenas do Maranhão, com 945 focos, e do Ceará, com 466 registros. Os três estados enfrentam um cenário de chuvas abaixo da normalidade, e, no caso do Piauí, em 2025, 125 municípios decretaram situação de emergência por seca.
Com esse resultado, janeiro de 2026 se tornou o sexto com mais focos de calor desde o início da série histórica, em 1999, além de ser o segundo maior da última década, ficando atrás apenas de 2024, quando foram registrados 4.555 focos no país.
O Pará liderou o ranking nacional, com 985 focos de incêndio, e também apresenta áreas sob condição de seca, de acordo com a última atualização do Monitor de Secas do Brasil, da Agência Nacional de Águas (ANA), referente a dezembro.
LEIA TAMBÉM
O levantamento indica ainda que Piauí e Ceará mantêm áreas com seca contínua desde o inverno de 2023. No Nordeste, a situação mais preocupante é a do Maranhão, que iniciou 2026 com o maior número de focos de calor de toda a série histórica, superando 2019, quando haviam sido contabilizados 712 registros.
Apesar dos números elevados, o Inpe ressalta que a quantidade de focos de calor não significa, necessariamente, um ano com mais queimadas acima da média, já que esse indicador não é o único parâmetro para medir incêndios florestais. Ainda assim, os dados são amplamente utilizados para orientar políticas públicas de prevenção e combate. Entre os janeiros com maior número de focos, apenas 2016 terminou o ano com total abaixo da média nacional, que é de cerca de 200 mil registros anuais.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.