Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto propõe meia-passagem para vigilantes no transporte coletivo do Piauí

Indicativo de Lei apresentado por Warton Lacerda prevê desconto de 50% nas tarifas urbanas, intermunicipais e interurbanas para profissionais habilitados.

08/10/2025 às 17h13

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) começou a analisar, nesta quarta-feira (8), uma proposta que garante o direito à meia-passagem para vigilantes no transporte coletivo. A iniciativa é de autoria do deputado Warton Lacerda (PT) e foi apresentada como Indicativo de Projeto de Lei, ou seja, precisa ser aprovada pela Casa antes de seguir como Mensagem do Governo para uma nova votação em plenário.

Se aprovado, os vigilantes terão direito a descontos de 50% no valor da passagem.  - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Se aprovado, os vigilantes terão direito a descontos de 50% no valor da passagem.

O texto estabelece desconto de 50% nas tarifas de transporte coletivo urbano, intermunicipal e interurbano. Caso a proposta seja transformada em lei, o benefício será concedido mediante apresentação da Carteira Nacional do Vigilante (CNV), acompanhada de documento oficial com foto.

“O desconto de 50% representa medida de justiça social, considerando os riscos inerentes à atividade, à necessidade de constante deslocamento para diferentes postos de trabalho e, sobretudo, o caráter essencial da segurança privada no apoio à segurança pública”, justificou o deputado Warton Lacerda.

O projeto define como vigilante habilitado o profissional de segurança privada que possua registro regular junto ao Departamento de Polícia Federal e CNV válida. As empresas responsáveis pelo transporte urbano e interurbano deverão assegurar o cumprimento da norma, sob pena de sanções previstas em lei.

De acordo com a justificativa, a medida busca reconhecer e valorizar a importância da categoria, que atua diariamente na proteção de pessoas, patrimônios e estabelecimentos públicos e privados. Além de representar um ato de justiça social, o benefício pretende reduzir os custos de deslocamento desses profissionais, que frequentemente trabalham em locais e turnos variados..

A proposta agora será analisada pelas comissões técnicas da Alepi antes de seguir para votação em plenário. Se aprovada, caberá ao Poder Executivo avaliar e enviar a Mensagem de Lei para sanção e regulamentação.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.