Um projeto em parceria entre a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Receita Federal está convertendo TV Boxes apreendidas em computadores funcionais, voltados para programas educativos, transformando uma tecnologia que antes era ilegal em uma ferramenta legal.
O projeto remove o sistema Android pirata dos aparelhos e instala o sistema Linux, acompanhado de softwares úteis, como pacotes de escritório e navegadores. Também são feitos ajustes nos componentes de hardware, como nas placas wi-fi não homologadas, garantindo pleno funcionamento.
As TV Boxes modificadas pelo programa, denominadas “Box Educacional”, passam a ser utilizadas nos laboratórios de informática da instituição e também são disponibilizadas em escolas públicas, permitindo que estudantes tenham acesso a computadores completos.
LEIA TAMBÉM
Os aparelhos ainda possibilitam o desenvolvimento de softwares voltados à automação de tarefas, ampliando o uso desses dispositivos em atividades pedagógicas ou no processamento de informações.
Para impulsionar o programa, a Receita Federal entregou, nesta segunda-feira (1º), 30 TV Boxes à Uespi. Os equipamentos foram adaptados para inclusão digital e equipados com Linux, Firefox e LibreOffice. Antes apreendidos por conter sistemas piratas, agora são convertidos em instrumentos educacionais.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.