Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauienses não precisarão mais renovar certidões para emitir nova carteira de identidade

Até então, o entendimento era de que certidões só tinham validade por dez anos, o que gerava custos e burocracia para os cidadãos.

16/09/2025 às 13h07

A partir desta terça-feira (16), os piauienses não precisarão mais renovar certidões de nascimento ou casamento para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A medida foi anunciada pelo secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, durante a solenidade do Dia D da Cidadania Digital.

Piauienses não precisarão mais renovar certidões para emitir nova carteira de identidade - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Piauienses não precisarão mais renovar certidões para emitir nova carteira de identidade

Segundo o secretário, uma instrução normativa será publicada no Diário Oficial do Estado detalhando a mudança.

“Nós estamos hoje editando a instrução normativa que define que a certidão de nascimento ou casamento apresentada não precisa ser atualizada, só vai ser necessária a atualização quando houver dúvida da autenticidade”, explicou ao PortalODia.com.

Até então, o entendimento era de que certidões só tinham validade por dez anos, o que gerava custos e burocracia para os cidadãos.

“Agora nós não vamos mais pedir esse prazo de dez anos. Se ela for legível e ela for autêntica não há necessidade. Isso vai com certeza trazer muito mais celeridade e diminuir o custo porque a gente percebia que um dos maiores problemas na renovação da carteira de identidade era a necessidade da pessoa ir a um cartório de pessoas naturais e pedir a renovação da certidão de nascimento ou de casamento”, destacou Chico Lucas.

Com a mudança, as certidões de nascimento ou casamento não terão mais prazo de validade. A única exigência é que estejam legíveis e não haja dúvida da sua autenticidade.

Município 100% Digital

Durante o evento, foi anunciado que município de Novo Santo Antônio alcançou um marco histórico ao se tornar o primeiro do Brasil com 100% da população documentada com a CIN. Em reconhecimento, recebeu o selo “Município 100% Digital” das mãos do governador Rafael Fonteles.

Na ocasião, também foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com outros 12 municípios piauienses, que assumiram o compromisso de universalizar a emissão da CIN até janeiro de 2026. Além disso, um decreto estadual determinou que todos os servidores comissionados, contratados, terceirizados, ativos, inativos e pensionistas passem a adotar obrigatoriamente o novo documento.

Chico Lucas reforçou que o Piauí tem avançado na transformação digital.

“O Piauí é o estado que adotou a transformação digital como uma meta, o governador Rafael Fonteles. Então, o Piauí, para fazer isso, teve que cadastrar as pessoas na nova cédula de identidade nacional. Portanto, o acesso ao Gov.PI a todos os serviços passa pela biometria e agora o governo federal tem cada vez mais, por questões de segurança, tornando a carteira de identidade obrigatória. Ela unifica os documentos, evita fraudes, traz uma série de benefícios”, concluiu Chico Lucas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.