O Piauí deve ser o estado mais beneficiado com os recursos federais destinados ao enfrentamento da seca e da estiagem que atinge o Nordeste. A região conta atualmente com 578 municípios em situação de escassez de chuva, sendo o Piauí o mais afetado, com 126 cidades em estado de emergência. Ao todo, foram aprovados R$ 1,7 milhão para atender os municípios nordestinos.
Após o Piauí, os estados com maior número de cidades em situação de emergência são: Paraíba (107), Pernambuco (100), Bahia (95), Rio Grande do Norte (73), Ceará e Alagoas (ambos com 31), Sergipe (11) e Maranhão (4). O Piauí já está há mais de seis meses com esse mesmo número de municípios reconhecidos oficialmente em situação emergencial.
LEIA TAMBÉM
- Efeito tarifaço demonstra o quanto cenário político e a opinião pública podem mudar rapidamente de direção
- Com investimento de mais de R$ 3 milhões, complexo de saúde de Corrente será entregue em setembro
- Faculdade PIT prevê nova sede para 2 mil alunos e expansão de cursos em 2025, afirma Cristiano Vargas
Em abril deste ano, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reafirmou o compromisso com os municípios piauienses afetados. “Nosso objetivo é garantir que não falte água no estado, seja pela continuidade da Operação Carro-Pipa ou envio de recursos para aquisição de água potável”, afirmou Waldez.
O reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública é essencial para acelerar a liberação de recursos por parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Para isso, os municípios precisam apresentar planos de trabalho e protocolar os pedidos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.