Uma ação integrada da Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar (PM), em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no fim de semana, resultou na apreensão de sete motocicletas, quatro espingardas cartucheiras, dois cães de caça e cinco animais silvestres abatidos. A operação ocorreu no entorno do Parque Nacional Serra das Confusões, no sudoeste do estado.
LEIA TAMBÉM
Durante as buscas, realizadas na madrugada e na manhã de ontem, no município de Guaribas, na estrada vicinal que dá acesso à reserva, foram encontrados indícios de invasão ao parque, motivando a intensificação das ações. Foram abordadas 49 pessoas, 20 automóveis e 15 motocicletas, sendo que sete foram apreendidas e cinco delas apresentavam sinais de adulteração. Também foram recolhidos animais silvestres abatidos, como quatro cutias e uma juriti.
Segundo o CPA, todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Seccional de São Raimundo Nonato, e os procedimentos administrativos foram conduzidos pelo ICMBio, com aplicação de multas conforme a legislação ambiental vigente.
Com a participação das equipes do Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental de São Raimundo Nonato (CIPA), a Operação Serra das Confusões teve como objetivo coibir crimes ambientais, como a caça ilegal, dentro da reserva nacional.
O Parque Nacional Serra das Confusões é uma área protegida de extrema importância ecológica para o estado e para o país. Localizado no bioma Caatinga, ele abriga diversas espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção. A presença de indivíduos praticando a caça ilegal é crime e representa uma ameaça à biodiversidade local.
Esta é uma ação que integra o Pacto pela Ordem, programa lançado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Segurança Pública.
Em Parnaíba, papagaios mantidos ilegalmente em residência são apreendidos
A Polícia Militar do Piauí, através do Comando de Policiamento Ambiental (2ª CIPA/Parnaíba), apreendeu no sábado (14) dois papagaios que estavam sendo mantidos de forma ilegal em uma residência no município de Parnaíba, litoral do estado. A equipe foi acionada por meio de denúncia e se deslocou até o endereço informado. No local, os policiais constataram a presença de dois papagaios mantidos em gaiolas. Ao ser questionado, o morador afirmou que não possuía licença ambiental nem anilhas obrigatórias nos animais.
Diante da infração, a guarnição lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que trata da captura, manutenção ou venda de animais silvestres sem autorização. Os papagaios, junto com as gaiolas, foram encaminhados ao IBAMA de Parnaíba, responsável pelo acolhimento e eventual reabilitação dos animais.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.