O senador Ciro Nogueira (Progressistas), líder da oposição no Piauí e presidente nacional do partido, comentou que o nome da ex-deputada e ex-vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, é a principal aposta da sigla para disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026. A entrevista foi concedida ao PortalODia.com nesta sexta-feira (27), durante reunião com outros prefeitos e senadores piauienses sobre o fim da reeleição e unificação dos pleitos eleitorais a partir de 2034.
O senador piauiense destacou que o maior desafio da pré-candidata será apresentar um projeto sólido e viável para romper com o que classificou como “mais de duas décadas de má gestão”.
LEIA TAMBÉM
- Eleições 2026: Em pré-campanha, Margarete Coelho visita Polo Cerâmico do Poty Velho em Teresina
- Margarete Coelho, da oposição, apresenta papel do empreendedorismo e economia digital no Palácio de Karnak
- Ciro Nogueira defende nome de Margarete Coelho como alternativa ao Governo do Estado
- Aldo Gil diz que perda de representatividade da oposição não comprometerá atuação na Alepi
- “Oposição acaba crescendo com os insatisfeitos da base do governo”, diz Júlio Arcoverde
“Acho que o grande desafio da Margarete é mostrar um projeto alternativo em um estado que tem sido muito mal gerido nos últimos 25 anos e que não mudou a realidade do estado. Mas não adianta apontar só o que está errado. Nós temos que apontar um caminho. E eu tenho certeza que a Margarete será capaz de produzir esse projeto”, afirmou.
Joel Rodrigues, presidente estadual do Progressistas, também reiterou o apoio à ex-vice-governadora e afirmou que, embora a pré-candidatura não tenha sido oficialmente lançada, o nome de Margarete já está definido internamente. Segundo ele, a legenda atua nos bastidores para alinhar estratégias e garantir uma base política forte para o projeto oposicionista.
“O nome de Margarete já está definido. Costumo dizer que quem tem tempo não tem pressa. Nós sabemos que a eleição é no próximo ano [...]. Internamente, nós estamos fazendo [a chapa], montando as estratégias, fazendo as articulações para fortalecer o nome da Margarete, a reeleição do senador Ciro, para garantir ou manter o que nós tivemos na eleição passada na Assembleia Legislativa e pelo menos manter as nossas cadeiras na Câmara Federal”, explicou.
O dirigente partidário também avaliou que, no momento, o eleitorado ainda não está focado em nomes, mas sim em resultados concretos. Por isso, o foco do grupo têm sido as entregas de mandato e o diálogo com lideranças em todo o estado.
Ciro Nogueira como candidato a vice-presidente
Em meio ao cenário político local, Ciro Nogueira continua sendo citado como possível nome para compor uma chapa majoritária à Presidência da República em 2026, possivelmente como vice de uma candidatura de direita. A possibilidade voltou a ser ventilada recentemente pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o que reacendeu os debates em torno do papel de Ciro no cenário nacional.
Apesar da repercussão, o senador reafirmou que sua prioridade está no Piauí e na condução da oposição ao governo estadual, hoje comandado por Rafael Fonteles (PT).
“Eu fico orgulhoso do nosso nome estar colocado dessa forma. O Piauí nunca teve um vice-presidente, candidato. Mas eu sempre disse, minha prioridade é o Piauí. Eu tenho que comandar as oposições aqui no estado. Então, a discussão de vice vai ser só no próximo ano e está nas mãos de Deus e do povo brasileiro”, concluiu o senador Ciro Nogueira.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.