Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Indicação de vice não pode causar divisão entre petistas novos e raízes, diz Francisco Costa

Apesar dos nomes postos ainda não terem sido referendados pelo governador Rafael Fonteles, ele defende que o futuro candidato seja um que auxilie na união da base governista e não na divisão do grupo.

01/09/2025 às 12h22

O deputado federal Francisco Costa (PT) afirmou que a escolha do candidato a vice na chapa de reeleição do governador Rafael Fonteles (PT), em 2026, não pode gerar divisões internas no partido, seja com os que já acompanham a sigla há anos (raízes) ou os novos filiados da agremiação. Segundo ele, o nome indicado deverá contemplar os diferentes blocos da sigla e garantir unidade entre a militância.

Indicação de vice não pode causar divisão entre petistas novos e raízes, diz Francisco Costa - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Indicação de vice não pode causar divisão entre petistas novos e raízes, diz Francisco Costa

Ao PortalODia.com nesta segunda-feira (1º), o parlamentar comentou sobre a formação da chapa majoritária ao governo do estado nas próximas eleições. Apesar dos nomes postos ainda não terem sido referendados pelo governador Rafael Fonteles, ele defende que o futuro candidato seja um que auxilie na união da base governista e não na divisão do grupo.

“Eu acho que qualquer nome [é viável]. O que menos interessa ao PT é dividir o partido. Eu acho que o PT tem que ter essa compreensão de que é uma unidade partidária e o candidato escolhido a vice, ele tem que buscar realmente agregar a toda a militância petista. E a gente vai encontrar um formato em que a gente possa ter isso [união entre aliados] para fortalecer. Não queremos dividir o partido. O partido com certeza vai estar unido para a eleição de 2026”, declarou.

Nas últimas semanas, ganhou força a possibilidade de o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, ser o indicado para o posto. Ele é considerado um dos nomes de confiança e de preferência pessoal do governador.

Francisco Costa, no entanto, ponderou que ainda há tempo para amadurecer a discussão.

“Eu acho que no momento oportuno esse debate chegará no partido, a eleição é só em 2026, ainda tem muito tempo, ou o nome do Washington ou porventura algum outro nome, um nome que vai ser necessariamente tem que agradar a todo o partido. E eu acredito que no momento oportuno esse debate virá para essa nova direção”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.