Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos após fortes chuvas

Com o reconhecimento, a Prefeitura de Picos está autorizada a solicitar recursos federais para implementar ações emergenciais de defesa civil.

19/01/2025 às 14h10

O Governo Federal oficializou o estado de calamidade pública na cidade de Picos, no sudeste do Piauí, em razão das fortes chuvas e enchentes que afetaram diversas famílias nos últimos dias. A medida foi publicada neste sábado (18) no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional.

Com o reconhecimento, a Prefeitura de Picos está autorizada a solicitar recursos federais para implementar ações emergenciais de defesa civil. Uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) já está no município, onde realiza visitas às áreas atingidas, avalia os danos causados pelas enchentes e colabora na elaboração dos planos de trabalho necessários para a liberação de recursos.

Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos após fortes chuvas - (Divulgação/Corpo de Bombeiros) Divulgação/Corpo de Bombeiros
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos após fortes chuvas

Antes do reconhecimento federal, o governador em exercício do Piauí, Themístocles Filho (MDB), havia decretado o estado de calamidade pública na última quinta-feira (16). A medida, válida por 90 dias, mobiliza órgãos e entidades estaduais para atuarem na recuperação das áreas afetadas e na normalização dos serviços essenciais.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que a equipe federal está atuando desde os primeiros momentos para amenizar os impactos das chuvas.

Como funciona a solicitação de recursos

Com o estado de calamidade reconhecido, o município de Picos pode solicitar verbas ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise técnica e aprovação dos planos de trabalho, a liberação dos valores é formalizada em portaria publicada no DOU.

Além disso, a Defesa Civil Nacional oferece capacitações online para agentes municipais e estaduais, ajudando a qualificar equipes para a gestão de situações de emergência e o uso do S2iD.

Chuvas afetaram mais de 27 mil pessoas

As intensas chuvas registradas na cidade de Picos, nas últimas semanas, deixaram estragos e causaram prejuízos à população e ao município. No dia 29 de dezembro de 2024, choveu na cidade cerca de 165 milímetros, já no dia 14 de janeiro, a região foi acometida por um evento climático extremo, combinado com a intensidade das chuvas de 135 milímetros, resultando em uma série de desastres naturais.

A cidade, localizada na região Centro-Sul do Piauí (distante 314 km de Teresina), ficou com ruas alagadas, mais de 27 mil pessoas foram afetadas, incluindo 600 famílias desabrigadas, além de três mortes confirmadas, sendo uma por afogamento e duas por choque elétrico. As famílias foram resgatadas de áreas de alagamento e de risco de desastres naturais, como em encostas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.