A Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus) iniciou, nesta sexta-feira (13), a Operação Dominatus 12, que tem o objetivo de reforçar a segurança nas 17 unidades prisionais do estado durante o período do Carnaval. A medida prevê o aumento de vistorias, vigilância aproximada e uso de recursos tecnológicos para prevenir ocorrências dentro do sistema penitenciário.
De acordo com o órgão, policiais penais de todo o estado foram mobilizados para atuar simultaneamente nas unidades localizadas em cidades como Parnaíba, Buriti dos Lopes, Esperantina, Campo Maior, Altos, Teresina, Oeiras, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus. A operação também conta com apoio de cães farejadores, identificados como K9 SAM e K9 URKAN, além da utilização de drones.
O secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto, afirmou que ações desse tipo já fazem parte da rotina do sistema prisional, mas são intensificadas em períodos de maior movimentação social.
“Essa operação vai ser realizada nas nossas 17 unidades ao mesmo tempo. O período é um período de muita movimentação social, de muita movimentação festiva. Mesmo se dando nas ruas, traz certamente um cuidado todo especial para que nós não tenhamos nenhuma surpresa dentro do sistema penitenciário do estado do Piauí”, declarou.
Segundo o gestor, o reforço busca reduzir riscos como fugas, entrada de materiais ilícitos e possíveis rebeliões. O gestor destacou ainda o uso de equipamentos e tecnologia para ampliar a fiscalização. “Nós contamos hoje com equipamentos, com dois cães, com drones que certamente ajudam a fazer toda essa operacionalização em todas as nossas unidades”, disse.
A Secretaria da Justiça informou que a operação segue ao longo do período carnavalesco. Não foram divulgados detalhes sobre o efetivo mobilizado nem a duração exata da ação.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.