Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governador minimiza impacto de tarifaço dos EUA e prioriza mercado asiático para o Piauí

Segundo estimativas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Piauí deverá ter um prejuízo de R$ 32 milhões nas exportações brasileiras com o aumento de tarifas dos EUA.

31/07/2025 às 09h32

31/07/2025 às 09h32

Diante da iminência do aumento de tarifas dos Estados Unidos ao Brasil, prevista para iniciar nesta sexta-feira (1º), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que também preside o Consórcio Nordeste, afirmou ao O Dia que o mercado asiático, neste momento, é o que mais interessa ao governo piauiense. Segundo estimativas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Piauí deverá ter um prejuízo de R$ 32 milhões nas exportações brasileiras com o aumento de tarifas dos EUA.

Governador minimiza impacto de tarifaço dos EUA e prioriza mercado asiático para o Piauí - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Governador minimiza impacto de tarifaço dos EUA e prioriza mercado asiático para o Piauí

Conforme o levantamento, o Piauí está entre os cinco estados menos impactados do país. Embora o estado tenha menor presença entre os produtos mais exportados aos EUA, especialistas alertam para possíveis impactos indiretos, como a competição acirrada em outros mercados internacionais e o desequilíbrio na balança comercial. Apesar da problemática, Rafael Fonteles não nega preocupação quanto à possibilidade de dificuldade comercial que pode assolar o estado.

“Nós temos uma preocupação, claro, porque o mercado americano é um mercado importante para o mercado brasileiro. No caso do Piauí, o mercado mais importante é o mercado asiático, mas não deixa de ser uma preocupação e torcemos para que o diálogo prevaleça e haja harmonia nessa relação diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos”, disse o gestor.

O governador destacou ainda que aguarda novas tratativas por parte da Presidência da República, por meio do presidente Lula e do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a fim de auxiliarem na solução do conflito.

“Certamente o presidente Lula e o ministro Alckmin, junto com todos os que procuram contribuir para essa solução, que é o caso do Consórcio Nordeste, vamos encontrar saídas para os exportadores do Piauí, do Nordeste e do Brasil”, relatou.

Cooperação com municípios

Na mesma ocasião, o chefe do Executivo estadual comentou sobre uma reunião recente que teve com o prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), destacou que o Executivo estadual continuará trabalhando em cooperação com todos os municípios do Piauí.

“Nós temos tido a postura de sempre cooperar com os municípios piauiense. E claro que essa é a nossa conduta também com a capital. Então, há muita interação, interseção das políticas públicas do Estado com o município na área da saúde, na área da segurança pública, na área da educação, em todas essas áreas. Nós queremos cooperar com todos os municípios e, claro, também com a capital”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.