O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), encaminhou para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um novo pedido de autorização para realizar uma viagem internacional. A autorização visa a ausência do estado entre os dias 5 e 14 de setembro, para participar de uma missão oficial à República Popular da China e à República Federal da Alemanha.
A missão tem como objetivo estreitar as relações entre o estado piauiense e os países em questão quanto à atração de investimentos em áreas estratégicas para o Executivo, como a infraestrutura, tecnologia, educação e a geração de energia limpa, com destaque para o hidrogênio verde. A participação de Rafael Fonteles na pauta é estratégico, pois a presença do chefe do Executivo auxilia nas discussões e nas relações diplomáticas entre os países.
LEIA TAMBÉM
- Porto Piauí deve realizar primeiras exportações de minério de ferro ainda em 2026, afirma Rafael Fonteles
- Rafael Fonteles anuncia R$ 10 bilhões em investimentos para projetos no Nordeste
- Rafael Fonteles lidera ofensiva no Catar em busca de investimentos para o Nordeste
- Alepi analisa novo pedido de viagem internacional do governador Rafael Fonteles
- Rafael Fonteles manifesta preocupação com taxação dos EUA e defende articulação de Lula e Alckmin
Com a ausência do gestor Executivo do Piauí, a expectativa é que o atual vice-governador, Themístocles Filho, assuma o posto para dar seguimento aos trabalhos administrativos e políticos no estado.
Segundo as informações, a Assembleia Legislativa do Piauí deverá analisar o pedido de ausência de Rafael Fonteles ainda nesta semana, sem grande resistência dos parlamentares.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.