Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Flávio Nogueira defende Lula e dispara contra Trump: “Aqui não é quintal de ninguém”

O Deputado critica tentativa de interferência dos EUA e reforça soberania nacional diante das sanções econômicas e pressões políticas.

19/07/2025 às 16h07

O deputado federal Flávio Nogueira (PT) saiu em defesa do presidente Lula e da soberania brasileira ao comentar a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. Em resposta à medida, o parlamentar defendeu que o governo brasileiro adote o que determina as leis brasileiras “Aqui não é quintal de ninguém”, afirmou.

Deputado federal Flávio Nogueira (PT). - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Deputado federal Flávio Nogueira (PT).

Segundo Flávio Nogueira, o Brasil tem enfrentado, ao longo de sua história, constantes tentativas de enfraquecer sua soberania, agora acentuadas por interesses externos e pressões políticas. Ele criticou o que chamou de tentativa de formação de um "clã" que busca dominar as instituições brasileiras. “Um clã está querendo que se tenha um juiz para si e que o Congresso funcione para eles”, afirmou.

“Isso é um crime de lesa-pátria e nós não podemos, enquanto brasileiros, aceitar isso. Nós queremos sim que tenham divergências, partidos diversos, isso é muito bom no Brasil, em qualquer democracia, não pode, você trocar o seu país por outro”, declarou o parlamentar, em referência a setores políticos que, segundo ele, colocam interesses estrangeiros acima dos nacionais.

Flávio Nogueira também reforçou que a Justiça brasileira está cumprindo seu papel ao julgar os envolvidos na tentativa de golpe de Estado. “As leis são para todos, por isso que elas existem, porque se não ficam leis selvagens, como era antigamente, que o mais poderoso suprime os inferiores e é isso que nós não queremos”, concluiu.

A taxação

Durante seu mandato, Donald Trump adotou uma política econômica fortemente protecionista. Em relação ao Brasil, o ex-presidente norte-americano justificou as tarifas de 50% sobre importações alegando que o país não vinha sendo economicamente favorável aos Estados Unidos. Além disso, Trump se manifestou contra os julgamentos que envolvem Jair Bolsonaro e seus aliados, demonstrando apoio ao ex-presidente brasileiro mesmo após o fim de seu mandato.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.