Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Exigência de três anos de experiência para delegado é aprovada na Assembleia do Piauí

O delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, afirmou que a exigência de experiência mínima trará um enriquecimento técnico e profissional para atuação no serviço de segurança pública estadual.

02/07/2025 às 09h10

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nessa terça-feira (1º), um projeto de lei complementar do Governo que faz algumas alterações em categorias na Polícia Civil. No bojo das alterações está a exigência mínima de três anos para ingresso nos quadros de delegado e a unificação de cargos para a nova função de oficial investigador de polícia.

Exigência de três anos de experiência para delegado é aprovada na Assembleia do Piauí - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Exigência de três anos de experiência para delegado é aprovada na Assembleia do Piauí

O delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, afirmou que a exigência de experiência mínima de três anos para a função de delegado de polícia trará um enriquecimento técnico e profissional para atuação no serviço de segurança pública estadual.

“Para o cargo de delegado de polícia vai ser exigido três anos de atividade jurídica ou policial para que não ingresse aquele bacharel em direito que é sem nenhuma experiência de vida, sem nenhuma experiência na atuação, na justiça ou na área policial”, disse.

Ainda no texto aprovado pela Alepi está a unificação dos cargos de agente e escrivão em oficial investigador de polícia.

“Com esse novo cargo, o próprio policial civil, que vai às ruas investigar, vai poder elaborar os relatórios de missão. Inclusive, esses relatórios, hoje feitos pelo policial civil, têm um caráter até científico, são provas robustas. Então, ele colhe declarações, colhe depoimentos, faz a investigação e isso dinamiza as investigações policiais”, detalhou Luccy Keiko.

Na ocasião, também foi aprovada a proposição para transformar a atual Academia de Polícia em Escola Superior de Polícia.

A matéria recebeu uma emenda de plenário e precisou de uma nova votação nas comissões. Na Comissão de Administração Pública e Política Social, o deputado Gustavo Neiva (Progressistas) votou contrário à emenda. Ele havia apresentado proposta dos representantes da categoria dos policiais civis que envolvia aumentos em algumas classes e que, anteriormente, havia sido aprovada nas comissões. No entanto, com a emenda apresentada nesta terça-feira (1º), a emenda de Gustavo Neiva não foi considerada na matéria aprovada em plenário.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.