Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Evaldo Gomes alerta que perda de deputados federais pode tirar R$ 100 milhões do Piauí

Deputado afirma que redução atinge diretamente saúde e educação e reforça que maior prejudicada será a população.

27/08/2025 às 17h33

27/08/2025 às 17h33

O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), em entrevista ao Sistema O Dia nesta quarta-feira (27), comentou que, com a perda de deputados federais, caso o veto do presidente Lula não seja derrubado, a perda será de R$ 100 milhões, afirmando que o mais prejudicado será a população piauiense.

Para Evaldo Gomes, quem participa de uma eleição não pode ter medo da redução de vagas.  - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Para Evaldo Gomes, quem participa de uma eleição não pode ter medo da redução de vagas.

“Quando você deixa de ter dois deputados federais, o Piauí perde aí uma média por ano de quase 100 milhões de reais. Quase 100 milhões de reais é recurso que se investe em educação e saúde. Então, além da representatividade que o Piauí vai perder, a população perde recurso”, defendeu.

O parlamentar disse que, se referindo à Assembleia Legislativa, só se perde o número de vagas, pois o orçamento é o mesmo, apenas redistribuído entre os deputados estaduais, que podem ser reduzidos para 24.

“O orçamento do Estado não depende do número de deputados estaduais. O que o Piauí perde, o que os municípios perdem é representatividade, e naturalmente também o Piauí perde representatividade porque passa a deixar de ter seis deputados estaduais”, disse.

O deputado comentou ainda sua fala na Alepi, em que afirmou não se preocupar com a redução de vagas, destacando que quem se propõe a disputar uma eleição não pode escolher a quantidade de vagas que terá à disposição.

“As pessoas muitas vezes me questionam, isso porque eles avaliam a minha performance na eleição do ano de 2026, com a performance da eleição passada, da qual eu tive quase 21 mil votos. São duas realidades? São duas. Cada eleição tem uma história”, declarou.

Evaldo Gomes lembrou também que foi decisivo em uma campanha de deputado federal, quando ajudou a eleger a deputada Marina Santos. Na época, disse que era um candidato para ter entre 33 e 35 mil votos, mas deixou a base do governo para acompanhar a parlamentar e priorizar a candidatura de sua filha, Fernanda Gomes (SDD). Ainda assim, conseguiu se reeleger.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.