Um piauiense encontrou uma forma de reutilizar a bateria de um carro elétrico da BYD que seria descartada após um acidente com o veículo. O desenvolvedor Tibúrcio Frota adaptou o componente e o transformou em um sistema de armazenamento de energia solar, capaz de manter sua casa funcionando mesmo sem ligação à rede elétrica. A solução chamou a atenção da própria BYD, que patenteou a tecnologia e a apresentou oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo, nesta semana.
LEIA TAMBÉM
Em um vídeo publicado no YouTube pelo canal TecMundo, Tibúrcio explica em detalhes como o sistema opera. A invenção do piauiense surgiu após o desenvolvedor reaproveitar a bateria de um veículo da BYD que havia sido sinistrado.
Percebendo o potencial do equipamento, o desenvolvedor criou um módulo eletrônico capaz de fazer a bateria operar fora do automóvel, mantendo todos os seus sistemas internos ativos e funcionando com segurança. Dessa experiência nasceu um sistema residencial que utiliza energia solar durante o dia e garante autonomia à casa durante a noite, sem depender da rede elétrica convencional.
Entenda como funciona
A solução criada combina placas solares, inversores e a bateria automotiva reaproveitada. Na residência de Tibúrcio, as placas fotovoltaicas geram eletricidade ao longo do dia. Essa energia passa por um inversor, que converte a corrente contínua em corrente alternada, utilizada pelos aparelhos domésticos. A partir daí, ela é direcionada para três usos: alimentar a casa imediatamente, carregar o carro elétrico e abastecer a bateria adaptada da BYD.
O módulo desenvolvido pelo inventor simula o ambiente eletrônico original do veículo, fazendo a bateria “acreditar” que ainda está conectada ao carro. Isso preserva as rotinas nativas de gerenciamento de temperatura, tensão e segurança. Como a demanda de uma casa é bem menor do que a de um carro em movimento, o desgaste do componente é reduzido, aumentando a vida útil do sistema.
Com essa configuração, a casa de Tibúrcio consegue funcionar por cerca de 14 horas durante a noite utilizando apenas 30% da capacidade da bateria reaproveitada. Em versões mais avançadas, como a Power Box, solução profissional apresentada pela BYD, é possível manter uma residência abastecida por até duas semanas, dependendo do consumo energético.
Invenção de piauiense evolui para a Power Box, sistema comprado pela BYD
O projeto que despertou o interesse da empresa chinesa não foi apenas o uso doméstico da bateria reaproveitada, mas uma segunda solução desenvolvida por Tibúrcio: a Power Box. Trata-se de um sistema off-grid, totalmente independente da rede pública, que permite que um veículo elétrico forneça energia diretamente para uma casa com eficiência e segurança.
Segundo o gerente comercial da marca no Piauí, Emerson da Rocha, o equipamento tem capacidade para abastecer uma casa por até duas semanas, dependendo do consumo. “A BYD já tem esse sistema em alguns lugares na China, em outros países e tem sim estudos para trazer isso de uma forma mais econômica, viabilizada e profissional para quem tem hoje a energia solar em casa”, disse o diretor.
A companhia, que iniciou sua atuação na fabricação de baterias e painéis solares, viu na invenção de Tibúrcio uma oportunidade de expandir sua presença no mercado brasileiro de energia limpa, unindo mobilidade elétrica e geração doméstica de energia.
“No estande da BYD no Salão do Automóvel está lá esse equipamento que ele desenvolveu, que a gente pegou e comprou esse projeto dele e patenteou. Ele faz com que o carro converse com esse equipamento em uma escala mais profissional, numa escala mais industrial, e consiga alimentar toda a casa”, afirmou Emerson da Rocha.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.