O concurso geral da Assembleia Legislativa do Piauí deve ocorrer até o final deste ano e o lançamento do edital deve acontecer até o início do mês de agosto. A informação foi confirmada pela presidência da casa. A estimativa é de que sejam ofertadas 400 vagas.
O concurso está dentro do conjunto de ações em torno da estruturação e modernização administrativa da Alepi, onde será criado o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), estabelecendo vantagens e condições para a aposentadoria de servidores – já que atualmente, 404 estão aptos para se aposentar.
Criação da Polícia Legislativa
Já o concurso para a Polícia Legislativa do Piauí prevê 100 vagas, e a estimativa é de que seja realizado no começo de 2024. A criação da nova Polícia Legislativa envolve a criação dos cargos, que vão substituir a função que hoje é feita por policiais militares. O modelo da Polícia Legislativa é utilizado em outras casas legislativas, como o próprio Congresso Nacional.
No início do deste ano, 59 policiais militares do Piauí que atuavam na Assembleia foram devolvidos para os quadros da PMPI. Com o déficit na segurança do Parlamento, a criação da Polícia Legislativa deve ser autorizada.