Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputado Vinicius Nascimento defende direito de ampla defesa a Bolsonaro em julgamento da trama golpista

Petista ressalta que, mesmo em caso de golpe contra a democracia, ex-presidente deve ter garantido o direito constitucional de se defender.

02/09/2025 às 14h16

O deputado Vinicius Nascimento (PT) comentou nesta terça-feira (2) sobre o início do julgamento de Bolsonaro pela trama golpista que causou os conflitos nos três poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. O parlamentar afirmou que vivemos em um país democrático e que o ex-presidente precisa ter direito à ampla defesa.

Dr. Vinícius Nascimento defende que o ex-presidente Bolsonaro tem direito de ampla defesa. - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Dr. Vinícius Nascimento defende que o ex-presidente Bolsonaro tem direito de ampla defesa.

“A gente vive num país democrático e precisa que a pessoa tenha o direito de defesa. O julgamento de Bolsonaro tem que ser levado como direito à defesa do Bolsonaro, e isso é mais importante, e a justiça vai conduzir da melhor forma, como tem aberto para todas as pessoas que estiverem envolvidas nesse plano de golpe de estado, e é uma coisa muito séria porque fere a nossa democracia”, declarou.

O parlamentar afirmou que a democracia brasileira é algo recente, que gerações passadas já tiveram grandes problemas por seu cerceamento, e que a nova geração, depois da ditadura militar, por vezes se esquece e não tem o sentimento da gravidade da época, em que hoje Bolsonaro terá direito à plena defesa.

“Vai ser o momento que ele vai ter para se defender e se ele for culpado será punido, se ele for conseguir provar a inocência ou o que não existiu, é como eles falam, essa tentativa de golpe e ele será inocentado, mas a justiça tem que prevalecer e tem que ter esse direito da pessoa que está sendo acusada de se defender”, disse.

A etapa atual do processo ocorre após a coleta de provas e depoimentos, sendo considerada um dos momentos mais decisivos da ação. Os réus do chamado núcleo crucial da trama golpista, composto pelos que seriam os principais autores intelectuais do golpe, são:

Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;

Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);

Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;

Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;

Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);

Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;

Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice na chapa de 2022;

Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.