Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputado do PT deve desistir de disputar as eleições de 2026 no Piauí

Confira todos os destaques de bastidores da política local e nacional na Coluna Bastidores do Poder.

30/01/2026 às 11h17

30/01/2026 às 11h21

Bastidores do Poder Ezequiel Araujo - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Bastidores do Poder Ezequiel Araujo

A Coluna Bastidores do Poder apurou com exclusividade que o deputado estadual Oliveira Neto (PT) não deverá disputar as eleições de 2026 para uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Segundo fontes ouvidas pela coluna, o parlamentar deve abrir mão da tentativa de reeleição e declarar apoio a outro nome no próximo pleito.

Oliveira Neto, deputado estadual - (Divulgação/Alepi) Divulgação/Alepi
Oliveira Neto, deputado estadual

Até então, a expectativa nos bastidores era de que Oliveira Neto voltasse a disputar uma vaga na Assembleia em 2026, reforçando o projeto eleitoral da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, na corrida por cadeiras no Legislativo estadual.

No entanto, conforme apuração da Coluna, o deputado deverá declinar oficialmente da candidatura para apoiar o deputado estadual Georgiano Neto (MDB), que se prepara para migrar ao PSD e disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Com a saída de Georgiano Neto da disputa proporcional estadual, Oliveira Neto deve alinhar apoio ao grupo de pré-candidatos ligados ao parlamentar, entre eles Júlio César Filho, Simone Pereira, Tiago Vasconcelos, Toninho de Caridade, Marden Menezes e Wilson Capote.

Deputado do PT deve desistir de disputar as eleições de 2026 no Piauí - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Deputado do PT deve desistir de disputar as eleições de 2026 no Piauí

Deputado nega a desistência

Em entrevista ao O Dia, nesta sexta-feira (30), o deputado estadual Oliveira Neto (PT) negou que pretenda desistir de disputar as eleições de 2026 para uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O parlamentar classificou como infundadas as informações que apontam uma eventual renúncia à reeleição e afirmou que esse tipo de especulação já se repetiu em pleitos anteriores.

Segundo Oliveira Neto, em eleições passadas circularam versões semelhantes de que ele abriria mão da candidatura para apoiar outros nomes, como o deputado Marcus Vinícius Kalume, posteriormente o deputado Warton Lacerda e, agora, para apoiar indicados do deputado Georgiano Neto, que deve disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026.

“Esse mesmo discurso já foi plantado outras vezes e não se concretizou”, destacou.

O parlamentar reconheceu manter bom relacionamento político com o deputado estadual Georgiano Neto e com o grupo liderado por ele no PSD, mas ressaltou que isso não interfere em seu projeto eleitoral.

Oliveira Neto enfatizou que sua pré-candidatura a deputado estadual está mantida e é fruto do trabalho político que vem construindo no interior do estado ao longo dos últimos anos, além dos objetivos que projeta para sua trajetória pública.

Espaços na federação

A possível saída de Oliveira Neto do páreo poderia abrir espaço para um novo nome dentro da Federação Brasil da Esperança. O espaço, contudo, é altamente disputado por parlamentares com mandato e também por postulantes que buscam ingressar na Alepi. Projeções internas apontam que a federação possui uma “nota de corte” inferior, em torno de 25 a 30 mil votos, em comparação a de outras siglas, fator que a torna mais atrativa para candidatos com menor densidade eleitoral.

O cenário já havia sido mencionado pelo presidente estadual do PT, deputado Fábio Novo, que declarou ao O Dia que, até então, não havia mais espaço disponível dentro da federação.

Trajetória política

Oliveira Neto iniciou sua vida política ainda jovem, inspirado pelo pai, o ex-prefeito de Miguel Alves, Oliveira Júnior. Eleito deputado estadual em 2018 pelo Cidadania, integrou a base do então governador Wellington Dias e, posteriormente, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. Em 2022, ficou na condição de segundo suplente e assumiu mandato após a nomeação de Firmino Paulo para a Secretaria de Irrigação, no governo Rafael Fonteles.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.