Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Contagem regressiva: saiba como ter uma boa pontuação em Biologia no Enem 2025

Professor Francisco Honeidy orienta sobre como revisar e acertar os temas que mais caem na disciplina, parte de Ciências da Natureza, e como evitar erros típicos.

30/10/2025 às 10h49

30/10/2025 às 10h49

A poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio 2025, estudantes vêm entrando na reta final das preparações para as provas, realizadas nos próximos dias 9 e 16 de novembro. Entre os candidatos que mantém o ritmo, a disciplina de Biologia exige atenção especial. A matéria compõe a prova aplicada no segundo dia de Exames, no bloco de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, juntamente a Física e Química.

Segundo o professor Francisco Honeidy, que faz parte da preparação de vários alunos piauienses, nesta reta final o foco não é se lançar em novos conteúdos, mas consolidar aquilo que já foi estudado. “Nada de ficar tentando, nesse momento, partir para novos conteúdos. A ideia é revisar (...) através de resumos, não para ir para o conteúdo extenso, mas resumos. Rever os principais erros que são cometidos durante a resolução de questões”, orienta.

Contagem regressiva: saiba como ter uma boa pontuação em Biologia no Enem 2025 - (Reprodução/Agência Brasil) Reprodução/Agência Brasil
Contagem regressiva: saiba como ter uma boa pontuação em Biologia no Enem 2025

A presença da Biologia no Enem, segundo o especialista na área, costuma ser marcada por temas recorrentes que se relacionam diretamente com o cotidiano e com questões de sustentabilidade, o que vem se solidificando como o perfil de cobrança da prova. “São conteúdos que sempre aparecem, todos os anos. São de importância social e geral”, diz o professor. Tópicos como ecologia, impactos humanos no meio ambiente, genética e biotecnologia aparecem de forma constante.

Francisco Honeidy enfatiza que alguns dos tópicos mais frequentes em Biologia no exame incluem ecologia, genética, citologia, fisiologia e botânica. “O que mais costuma gerar problemas para os alunos são interpretações aplicadas ao mundo real (...). De uma forma geral, eles têm uma visão sólida da teoria, mas costuma se confundir em uma situação real”, destaca.

Isto é, não basta entender os conceitos, é necessário praticar com exercícios que apresentem situações reais, ligadas à ação humana no meio ambiente, vacinas, imunologia, bioinformática ou biotecnologia.

No que diz respeito à metodologia de estudo para a fase final, Honeidy reforça que a revisão ativa e a gestão do tempo são as duas frentes principais. “A melhor estratégia é começar e garantir as questões fáceis e, numa segunda rodada, voltar para os difíceis. Não se prenda a uma questão e tenha uma estratégia adequada para marcar o gabarito”, orienta.

Francisco Honeidy, professor de Biologia. - (Reprodução/Arquivo Pessoal) Reprodução/Arquivo Pessoal
Francisco Honeidy, professor de Biologia.

Segundo ele, a forma como o participante gere seu tempo de prova também acaba sendo um critério de avaliação, já que tem impacto no resultado final. Essas orientações são espelhadas em diversos guias de preparação ao Enem, que também enfatizam a importância de resolver provas anteriores, corrigir erros e revisitar conteúdos já estudados, ao invés de buscar “aprendizagens frescas”.

Preparação emocional

Além da preparação técnica, é essencial que o estudante também cuide dos fatores emocional e físico. O Professor, que tem grande experiência com alunos em preparatório para Enem e vestibulares, alerta que é preciso estar descansado. “Não vale a pena ficar revisando conteúdo no dia anterior, dormir tarde, nada disso. O aluno tem que dormir bem, ter uma alimentação leve e, se a ansiedade for um obstáculo, fazer exercícios de respiração”, esclarece.

Para o candidato que vai encarar o bloco de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do qual Biologia faz parte, a mensagem de professores e especialistas é clara: deve-se usar os próximos dias para revisar temas-chave de forma prática, por meio de questões que simulem o estilo do Exame. Além disso, é preciso cuidar da gestão do tempo, começando pela facilidade, garantindo pontos básicos e, só depois, partindo para as questões mais complexas.

Na contagem regressiva para o Enem, revisar com estratégia, cuidar do corpo e da mente e focar na interpretação dos grandes temas podem fazer toda a diferença no resultado final.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral.