Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Colégio relata acidente com aluna e diz que prestou socorro imediato a Alice Brasil, de 4 anos

A escola divulgou nota à imprensa um dia após coletiva com os pais da aluna

08/08/2025 às 12h38

Os detalhes do acidente ocorrido com a aluna Alice Brasil, de 4 anos, foram divulgados pela escola em uma nota de esclarecimento. As informações da escola foram apresentadas três dias após a morte de Alice Brasil e um dia após as declarações dos pais, em uma coletiva de imprensa.

Segundo o colégio CEV, "a divulgação desta nota, nesta data e horário, foi em razão ao nosso profundo respeito pela família e pelos seus sentimentos". 

O acidente

Segundo o colégio CEV, no último dia 05 de agosto, as crianças brincavam na brinquedoteca enquanto cinco crianças aguardavam o início das atividades da tarde ou a chegada de seus responsáveis. Elas estavam acompanhadas por profissionais do Ensino Infantil.

As brincadeiras ocorriam de forma tranquila quando, por volta das 13h33, a aluna Alice estava deitada no chão, brincando, enquanto as outras quatro crianças circulavam pelo ambiente. Uma delas teria entrado por debaixo do móvel e ao se levantar, uma penteadeira infantil atingiu Alice.

Alice Brasil morreu um dia após completar 4 anos - (Reprodução) Reprodução
Alice Brasil morreu um dia após completar 4 anos

De imediato, segundo a nota da escola, uma das professoras retirou o móvel, enquanto outra a levou rapidamente para a enfermaria da escola. A enfermeira então iniciou os primeiros atendimentos e, ao constatar a gravidade da situação, acionou o SAMU.

Seguindo a orientação da central de regulação do SAMU, a equipe escolar afirma que iniciou o deslocamento com Alice rumo ao posto de atendimento mais próximo, na região do bairro Satélite, indicado pelo SAMU.

De acordo com a nota, dois diretores, uma coordenadora e dois colaboradores do colégio acompanharam Alice. No entanto, antes de chegarem ao posto de atendimento, foi orientado pelo SAMU, que estava realizando o atendimento por ligação telefônica, que a equipe do colégio parasse junto a uma ambulância, que os encontrou no caminho.

Durante todo o tempo, ainda segundo a escola, foram realizadas tentativas de comunicação com a mãe de Alice e que, sem êxito, foi solicitado que a professora titular da turma continuasse as tentativas, até que, ela conseguiu comunicação com a mãe.

Numa segunda ligação, em sequência, a professora enviou a localização exata, onde estava sendo realizado o atendimento de urgência na UTI móvel do SAMU.

Em seguida, os pais de Alice teriam chegado ao local.

O colégio CEV afirma que as tentativas de salvarem Alice duraram mais de quarenta minutos, quando os profissionais do SAMU informaram aos pais que a menina não havia resistido e veio a óbito.

A aluna e seus familiares foram conduzidos ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos necessários.

A escola informou ainda que uma equipe escolar que acompanhava o caso dirigiu-se junto ao IML, e, pouco depois, chegaram também profissionais da equipe de psicologia e representantes do Colégio para oferecer suporte completo e integral à família.

Veja a nota na íntegra!

Escola está revisando procedimentos internos

O CEV Colégio disse ainda que mantém protocolos rígidos de segurança e que está revisando todos os procedimentos internos para aprimorar ainda mais as ações preventivas, e que uma avaliação detalhada está sendo conduzida para fortalecer a proteção na escola.

A escola lamentou o ocorrido. "Expressamos nosso mais sincero e profundo pedido de perdão à família por termos sido, de forma involuntária, o cenário desta tragédia imensa, que alterou drasticamente planos e sonhos". 

As informações da escola foram apresentadas três dias após a morte de Alice Brasil e um dia após as declarações dos pais. Segundo CEV, "a divulgação desta nota, nesta data e horário, foi em razão ao nosso profundo respeito pela família e pelos seus sentimentos". 

Investigação

A Polícia Civil está investigando o caso e deve concluir o inquérito sobre o acidente até o final deste mês.

A escola afirmou que "todo o material necessário à investigação — incluindo as filmagens do circuito interno dos ambientes mencionados, a preservação do local, depoimentos e demais informações — já está em posse das autoridades competentes e, por meio delas, à disposição da família". 


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.