Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuvas em Teresina devem permanecer até quarta-feira (13)

Clima ameno e chuva do caju engana, mas especialista alertam: baixa umidade e calor permanecem em quase todo o estado

12/08/2025 às 09h44

Nos últimos dias, moradores de algumas áreas do Piauí vêm acordando com temperaturas mais amenas e vendo leve precipitações ao longo do dia. É a famosa “chuva do caju”, que acontece todos os anos durante o floreio dos cajueiros. O B-R-O Bró, época do ano geralmente iniciada em agosto em que o calor e a seca costumam ser mais extremos, parece chegar mais tarde e dar esperança de dias menos quentes em cidades como Teresina, Floriano e Parnaíba. A região sudoeste do Piauí, que vem sofrendo com a seca e a baixa umidade, recebe chuvas leves que apaziguam essa realidade.

Mas não se engane, o B-R-O Bró já chegou. Segundo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia), Teresina e outras vinte e seis (26) cidades da região Centro-Norte do Piauí estão sob alerta amarelo de baixa umidade, com grau de perigo potencial. Há, inclusive, baixos riscos de incêndios florestais e danos à saúde. A previsão é de que as chuvas que agraciaram o estado nos últimos dias não durem muito tempo.

O climatologista Werton Costa relembra que é comum, nesta época do ano, que a gente tenha uma estação chuvosa configurada, com concentração de umidade que vem proporcionando chuvas isoladas, de pequeno volume e de curta duração. Essas condições são explicadas pelas condições termodinâmicas vindas do território Potiguar e do Recôncavo Baiano, que têm aproveitado um bom período chuvoso.

Chuvas em Teresina devem permanecer até quarta-feira (13) - (O Dia) O Dia
Chuvas em Teresina devem permanecer até quarta-feira (13)

“Quando há deslocamento de umidade para faixa leste, uma parte dessa umidade consegue atravessar o Planalto da Borborema, a faixa sertaneja e chegar no Piauí. Interagindo com o nosso ambiente local, com a nossa temperatura, com as nossas condições de pressão, se transforma em chuvas localizadas de pequeno volume. É o que a gente chama de termodinâmica local”, diz o climatologista.

Mesmo com algumas áreas do sudoeste do Piauí recebendo leves chuvas devido às alterações das correntes de umidade, podemos perceber a grande diferença entre o clima dessa região e do Centro-Norte do estado. Na última terça-feira (12), chuvas leves caíram tanto em Floriano, quanto em Cabeceiras do Piauí, mas a primeira recebeu 3 mm de precipitação, enquanto a segunda recebeu 57 mm. Segundo Werton Costa, a diferença é fácil de explicar.

“A gente observa que as correntes de umidade estão vindo mais pelo norte, pelas faixas potiguar e cearense, por isso que há uma ligeira concentração de umidade mais ao norte. Isso não significa temperaturas mais amenas, apenas que pode ter uma chuva isolada. No sul (do estado) ainda continua prevalecendo a condição de tempo quente e muito seco durante o período diurno e condição de temperaturas ligeiramente mais amenas durante a noite, porém sempre com o ar seco”, afirma. Ele ainda ressalta que esse padrão de baixa umidade permanece por quase todo o estado do Piauí. 80% do Piauí está dentro desse espectro de alto risco.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Rebeca Negreiros, especial para O Dia com edição de Isabela Lopes