Quase 10 dias após um incêndio ter atingido salas do Campus da UESPI de Urucuí, cidade que fica a 439 km de Teresina, a instituição anunciou o início dos trabalhos visando a reforma da unidade de ensino superior. A abertura do processo de licitação para as obras deve ser feita no dia 2 de outubro, de acordo com a administração superior da UESPI. O Campus deve receber investimentos de cerca de R$ 2,5 milhões de reais.
LEIA TAMBÉM
Porém, enquanto as obras não forem iniciadas e nem concluídas, as aulas da UESPI de Uruçuí devem continuar alocadas em escolas estaduais do município. A unidade escolhida para realocar os alunos foi a Escola Estadual Cícero Coelho. No novo local, os primeiros cursos que voltaram a ter aulas presenciais foram os de Agronomia, Administração e Pedagogia.
O incêndio atingiu três salas de aula, o laboratório de sementes e um depósito. A sala dos professores, direção, biblioteca, sala de protocolo e laboratório de entomologia não foram atingidos, além de outras duas salas de aula que estavam desativadas para reforma. A estrutura da UAB (Universidade Aberta do Brasil), que funciona no mesmo local, em um prédio anexo, também não sofreram danos.
O fogo consumiu parte do telhado da instituição, destruiu um depósito e parte de várias salas de aula. A Polícia Militar de Uruçuí disse que a principal suspeita é que um curto circuito em um aparelho de ar-condicionado pode ter provocado o incêndio e logo o fogo se propagou por outros cômodos da estrutura. As chamas foram vistas de vários pontos do município.
Princípio de incêndio também atingiu sala do Campus da UESPI em Teresina
Problemas estruturais têm sido comuns na instituição. Mais recentemente, no dia 21 de setembro, um princípio de incêndio ocasionado por um curto circuito em um dos quadros de distribuição de energia localizado na parte externa da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física, em Teresina.
O princípio de incêndio foi controlado por um profissional terceirizado que faz a segurança do Campus Poeta Torquato Neto, utilizando extintor de incêndio para controlar as chamas. A fim de proporcionar uma maior segurança do Centro de Ciências da Natureza, foi feita pela administração uma vistoria na parte elétrica pelo Departamento de Engenharia.
Embrapa, Sesapi... Outros órgãos também registraram princípios de incêndio
No início da manhã da última sexta-feira (22), parte da estrutura do prédio da Secretaria de Saúde (Sesapi) no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina, sofreu um princípio de incêndio. De acordo com informações da própria Sesapi, o fogo teria se iniciado após um curto-circuito em um de ar-condicionado, no setor de protocolo. As chamas foram controladas, primeiramente, por servidores da secretaria.
No dia 18 de setembro deste mês, um incêndio de grandes proporções foi registrado na sede da Embrapa Meio-Norte, em Teresina. Um morador da região filmou o momento exato do incidente. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio ocorreu por volta das 23h na parte externa do prédio e, por pouco, não atingiu a sede do órgão.