Na tarde desta quarta-feira (19), um Airbus A320 da Azul declarou emergência devido a baixo nível de combustível, após tentativas frustradas de pouso em dois aeroportos diferentes. O voo AD4781, que havia partido de Viracopos, em Campinas, às 13h23, tentou aterrissar em São Luís (MA) e, em seguida, em Teresina, mas as condições meteorológicas desfavoráveis, com chuva, trovoadas e ventos fortes, impediram os pousos.
LEIA TAMBÉM

O piloto tentou a aterrissagem em São Luís e também fez uma arremetida ao se aproximar de Teresina. Durante as comunicações, o controlador perguntou se o piloto se dirigiria para Parnaíba. O comandante, em resposta, questionou sobre as condições meteorológicas nas cidades de São Luís e Teresina, antes de ser informado de que a situação em Parnaíba estava favorável.
Segundo as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a emergência é declarada quando o combustível disponível não é suficiente para mais de 30 minutos de voo. A Anac estipula que uma aeronave deve ter combustível suficiente para cobrir o trajeto de Campinas até São Luís, de São Luís até Teresina, e ainda garantir 30 minutos adicionais de voo.
Finalmente, o avião foi redirecionado para o aeroporto de Parnaíba, onde conseguiu pousar com segurança às 17h49. Nos diálogos, o piloto diz: "Preciso das condições de Parnaíba, São Luís ou se houve alguma melhora aí em Teresina". Em um determinado momento, o piloto declarou “mayday fuel” ao controle de tráfego aéreo de Teresina, sinalizando emergência por falta de combustível.
Ouça o áudio:
Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Confira a nota da Azul sobre o ocorrido:
A Azul informa que, por questões climáticas adversas em São Luís (MA), o voo AD4871 (Viracopos-São Luís), precisou ser alternado para Teresina (PI), onde também não conseguiu pousar pelo mesmo motivo, precisando desviar novamente, para Parnaíba (PI), onde aterrisou em total segurança. Em seguida, a aeronave prosseguiu para a capital maranhense, onde clientes e tripulação desembarcaram.
Os clientes impactados estão recebendo toda assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.