Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

75 anos do Jornal O Dia: O temporal que provocou estragos no Verdão antes do show de Roberto Carlos

Em 1997, chuvas fortes com granizo e ventos de até 100 km/h derrubaram o teto do Ginásio Governador Dirceu Arcoverde, popularmente conhecido como Verdão, e provocaram o cancelamento do show de Roberto Carlos

05/02/2026 às 13h00

O fim da tarde de 23 de janeiro de 1997 em Teresina foi interrompido por um temporal incomum. A chuva veio acompanhada de granizo e rajadas de vento que causaram prejuízos significativos, culminando no desabamento do teto do Ginásio Verdão, horas antes do show de Roberto Carlos.

Leia a edição especial dos 75 anos aqui

75 anos do Jornal O Dia: O temporal que provocou estragos no Verdão antes do show de Roberto Carlos - (Arquivo/ O DIA) Arquivo/ O DIA
75 anos do Jornal O Dia: O temporal que provocou estragos no Verdão antes do show de Roberto Carlos

A chuva caiu de forma repentina, acompanhada de ventos que chegaram a 100 km/h. Em poucos minutos, a cobertura do ginásio cedeu, fazendo com que estruturas de ferro e telhas despencassem sobre o local, interrompendo o trabalho de cerca de 40 pessoas que montavam os equipamentos para o show, programado para às 23h. Do lado de fora, a cena era de destruição: árvores derrubadas, casas danificadas e carros atingidos pelo temporal.

O temporal durou aproximadamente uma hora, tempo suficiente para transformar expectativa em apreensão. Os equipamentos da banda, já preparados para a apresentação, foram completamente destruídos, e o show, que reuniria cerca de 10 mil pessoas, precisou ser suspenso. Roberto Carlos, que havia terminado o ensaio e se dirigia ao hotel, não retornou ao local.

75 anos do Jornal O Dia: O temporal que provocou estragos no Verdão antes do show de Roberto Carlos - (Arquivo/ O Dia) Arquivo/ O Dia
75 anos do Jornal O Dia: O temporal que provocou estragos no Verdão antes do show de Roberto Carlos

Após a interdição do Ginásio Verdão, a apresentação foi remarcada e realizada dez dias depois no Pavilhão de Eventos Guilherme Melo. Episódios de chuva com granizo não são comuns na capital, e talvez por isso o episódio tenha ficado tão marcado na memória dos teresinenses, especialmente por marcar a passagem do ícone da música brasileira, o cantor Roberto Carlos, pela cidade, que era aclamado na época como o “Rei da Jovem Guarda”.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Ithyara Borges