Um agente do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) atirou em um homem na noite desta quarta-feira (14) durante uma operação federal de fiscalização migratória. O episódio ocorreu no norte de Minneapolis, nos Estados Unidos.
De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, na sigla em inglês), o homem baleado é um cidadão venezuelano que estava em situação migratória irregular no país. Ele foi atingido na perna após, segundo as autoridades, um agente federal ser atacado durante a abordagem.
LEIA TAMBÉM
Segundo informações divulgadas pelo DHS, o agente do ICE teria atirado no venezuelano após ter sido agredido com uma pá e uma vassoura durante a tentativa de fiscalização. Após o confronto inicial, o venezuelano fugiu dirigindo um veículo, colidiu com um carro estacionado e, em seguida, escapou a pé.
Ainda conforme o departamento, quando o policial conseguiu alcançar o suspeito, outras duas pessoas se aproximaram do local e passaram a atacar o agente. A situação evoluiu rapidamente, ampliando o risco no entorno da operação.
Ao comentar o episódio, o Departamento de Segurança Interna afirmou que o policial reagiu diante da ameaça. “Temendo por sua vida e segurança ao ser emboscado por três indivíduos, o policial disparou um tiro em legítima defesa para proteger sua vida”, declarou o DHS.
Após o disparo, tanto o agente ferido quanto o venezuelano baleado foram encaminhados para atendimento hospitalar. O DHS informou que as duas pessoas que teriam participado da agressão ao policial foram detidas e permanecem sob custódia das autoridades federais.
Caso ocorre após morte de mulher na mesma cidade
O episódio acontece poucos dias depois de outro caso envolvendo agentes do ICE em Minneapolis. Na semana passada, uma cidadã americana foi morta a tiros durante uma operação migratória conduzida por agentes federais na cidade.
Segundo o DHS, a mulher teria tentado avançar com o carro contra os agentes durante a abordagem. Horas depois, ela foi identificada como Renee Nicole Good, de 37 anos. Uma porta-voz do departamento afirmou que o disparo ocorreu após o agente se sentir ameaçado.
O senador estadual Omar Fateh afirmou, em publicação nas redes sociais, que testemunhas relataram que agentes federais impediram um médico de prestar socorro à vítima. O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, criticou publicamente a atuação das forças federais na cidade.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.