Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Furacão Melissa ameaça Jamaica com ventos de 280 km/h nesta terça (28)

Mais de 1,5 milhão de pessoas podem ser afetadas; Furacão Melissa deve atingir a Jamaica com categoria 5;

28/10/2025 às 10h12

28/10/2025 às 10h12

A Jamaica se prepara nesta terça-feira (28) para a chegada do furacão Melissa, classificado na categoria 5, o nível máximo da escala de intensidade de furacões. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), o fenômeno apresenta ventos sustentados de 280 km/h e pode causar danos severos ao longo de sua trajetória pela ilha. Este será o furacão mais forte a atingir o país em 174 anos, desde o início dos registros meteorológicos.

Furacão Melissa ameaça Jamaica com ventos de 280 km/h nesta terça (28) - (Reprodução/ND) Reprodução/ND
Furacão Melissa ameaça Jamaica com ventos de 280 km/h nesta terça (28)

De acordo com as autoridades locais, o furacão Melissa deve tocar o solo pela região de Saint Elizabeth, no sul da Jamaica, e seguir até Saint Ann, no norte. O sistema estava, na manhã desta terça-feira, a cerca de 180 quilômetros de Kingston, capital do país, movendo-se lentamente a uma velocidade de 8 km/h.

Mesmo antes de tocar o território jamaicano, o furacão Melissa já provocou três mortes na ilha devido às fortes chuvas e ventos que antecedem a tempestade. Outras três mortes foram registradas no Haiti e uma na República Dominicana, de acordo com autoridades locais.

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) informou que o furacão poderá afetar cerca de 1,5 milhão de pessoas, o que corresponde a metade da população da Jamaica. Segundo a entidade, o impacto esperado é considerado “massivo”, com riscos elevados de inundações, deslizamentos de terra e cortes de energia elétrica.

Após atravessar a Jamaica, o furacão Melissa deve se deslocar em direção a Cuba, onde mais de 600 mil pessoas já foram evacuadas de áreas consideradas de alto risco, incluindo Santiago de Cuba, a segunda maior cidade do país.

O NHC informou que o sistema estava a 465 quilômetros de Guantánamo nesta manhã e mantém ventos de intensidade extrema, com previsão de fortes inundações e ondas de até quatro metros.

O fenômeno deve continuar avançando em direção às Bahamas, onde é esperado na noite de quarta-feira (29). Um alerta de tempestade tropical foi emitido também para as Ilhas Turks e Caicos, localizadas a nordeste de Cuba.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.