Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estados Unidos congelam emissão de vistos para o Brasil e outros 74 países

A suspensão do visto americano entra em vigor na semana que vem e não há prazo para ser encerrada

14/01/2026 às 14h00

O governo dos Estados Unidos decidiu nesta quarta-feira (14), suspender temporariamente o processamento e a concessão de vistos para cidadãos do Brasil e de outros 74 países, medida que integra uma revisão mais ampla das políticas migratórias adotadas pela gestão do presidente Donald Trump.

Estados Unidos congelam emissão de vistos para o Brasil e outros 74 países - (© Marcelo Camargo/Agência Brasil) © Marcelo Camargo/Agência Brasil
Estados Unidos congelam emissão de vistos para o Brasil e outros 74 países

A decisão consta em um memorando interno do Departamento de Estado, obtido pela imprensa norte-americana, que orienta consulados e embaixadas a congelarem novos processos de visto enquanto são reavaliados os critérios de análise dos solicitantes. A suspensão deve entrar em vigor a partir de 21 de janeiro de 2026, sem prazo definido para ser encerrada.

O Brasil aparece na lista ao lado de países da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio, como Nigéria, Egito, Iraque, Afeganistão, Irã, Rússia e Tailândia. Ainda não foi detalhado se a medida atinge todas as categorias de visto, como turismo, estudo, trabalho e imigração, nem como ficarão os pedidos que já estão em andamento.

Ainda segundo a imprensa norte-americana, a pausa servirá para que o governo de Trump reavalie os critérios atuais de concessão de vistos a estrangeiros.

O memorando recomenda que, durante o período de revisão, os funcionários consulares neguem vistos com base na legislação atual. Entre os pontos analisados pelo governo americano estariam critérios como condição econômica, idade, saúde e capacidade do solicitante de se manter nos Estados Unidos, com o objetivo de evitar que estrangeiros se tornem dependentes de benefícios públicos.

Fontes do governo brasileiro informaram que a decisão causou surpresa e que ainda aguardam uma comunicação oficial das autoridades norte-americanas. Até a última atualização, o Itamaraty e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não haviam se pronunciado formalmente sobre o assunto.

A suspensão ocorre em meio ao endurecimento da política migratória do governo Trump, que desde o início do novo mandato tem defendido regras mais rígidas para a entrada de estrangeiros no país.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Nathalia Amaral