O influenciador conservador Charlie Kirk, de 31 anos, morreu nesta quarta-feira (10) após ser atingido por disparos durante um evento na Utah Valley University, em Orem, nos Estados Unidos. A confirmação da morte foi feita pelo próprio presidente norte-americano, Donald Trump, em publicação na rede Truth Social.
Trump descreveu Kirk como “um grande e lendário defensor da juventude americana”, destacando sua importância para o movimento conservador.
Fundador da organização Turning Point USA, Kirk era um dos principais aliados de Trump e referência entre jovens conservadores do país. Ele discursava para uma multidão quando tiros foram ouvidos. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o comentarista leva a mão ao pescoço e cai logo em seguida.
LEIA TAMBÉM
De acordo com porta-voz da universidade, os disparos partiram de um prédio próximo ao campus. Um suspeito foi detido logo após o ataque, segundo informações repassadas à agência Reuters.
Charlie Kirk vinha desempenhando papel ativo na mobilização de jovens em apoio à candidatura de Trump nas eleições de novembro. Eventos promovidos pela Turning Point USA costumam reunir milhares de pessoas em diferentes cidades dos Estados Unidos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.