Um grupo de 20 governadores, incluindo Rafael Fonteles, e vice-governadores, reiterou o seu apoio à realização da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, no Pará, entre os dias 10 a 21 de novembro deste ano. Os representantes estaduais assinaram uma declaração ressaltando o simbolismo de a convenção do clima ser realizada na Amazônia.
A carta manifesta confiança nos preparativos logísticos para a cidade sediar a reunião, que debate meio ambiente e as mudanças climáticas. Os altos preços das acomodações em Belém têm gerado manifestações, principalmente de países menos desenvolvidos, sobre a impossibilidade de participação e um possível comprometimento da representatividade dos países partes na conferência. Representantes chegaram a questionar a possibilidade de transferência da sede do evento.
A declaração dos governadores diz que a COP30 expressa o compromisso dos estados brasileiros com as diretrizes climáticas mundiais “e com a necessária liderança do Brasil no enfrentamento dos desafios ambientais globais".
Sustentabilidade
“O Brasil tem a oportunidade de construir e liderar a agenda da sustentabilidade e da transição econômica, ecológica e social para o mundo, a partir das práticas que já realiza em seu território”, disse o governador do Pará, Helder Barbalho, durante encontro do Fórum Nacional de Governadores, nessa quarta-feira (13), em Belém.
O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago (foto), destacou – durante o evento - o papel dos estados no processo de enfrentamento à mudança do clima.
“O mundo estará olhando para o Brasil e nós teremos a oportunidade de mostrá-lo como um país de soluções. Pela diversidade brasileira, há projetos que funcionam em determinados estados e que podem servir de exemplo para outras regiões do mundo”, frisou o embaixador.
Assinatura do governador piauiense
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou a carta de apoio irrestrito à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), representado, no ato, pelo secretário Estado do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, no dia 13 de agosto de 2025.
Confira a lista dos governadores e vices que assinaram a carta em apoio à COP30 em Belém:
Gladson Cameli (PP-AC) – governador;
Ronaldo Lessa (PDT-AL) – vice-governador;
Clécio Luís (PDT-AP) – governador;
Wilson Lima (UB-AM) – governador;
Jade Romero (PDT-CE) – vice-governadora;
Renato Casagrande (PSB-ES) – governador;
Daniel Vilela (MDB-GO) – vice-governador;
Mauro Mendes (União-MT) – governador;
Barbosinha (PP-MS) – governador em exercício;
Helder Barbalho (MDB-PA) – governador;
Lucas Ribeiro (PP-PB) – vice-governador;
Raquel Lyra (PSDB-PE) – governadora;
Rafael Fonteles (PT-PI) – governador;
Cláudio Castro (PL-RJ) – governador;
Fátima Bezerra (PT-RN) – governadora;
Gabriel Souza (MDB-RS) – vice-governador;
Sérgio Gonçalves (MDB-RO) – vice-governador;
Felicio Ramuth (PSD-SP) – vice-governador;
Fábio Mitidieri (PSD-SE) – governador;
Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO) – governador.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.