Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paris 2024: Nadadores brasileiros se garantem nos Jogos Olímpicos

Vagas são de Guilherme Costa, Gabrielle Roncatto, Maria Fernanda Costa.

07/05/2024 às 11h51

 - ()

O Brasil conheceu, na noite desta segunda-feira (6), os primeiros representantes nas provas de natação na próxima edição dos Jogos Olímpicos, de Paris (França). Guilherme Costa, Gabrielle Roncatto e Maria Fernanda Costa carimbaram o passaporte no primeiro dia de disputa da Seletiva Olímpica - Troféu Brasil de Natação, que está sendo disputada no CDA da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação

Guilherme Costa, que já tinha o índice da prova dos 400 metros livre masculino pela salvaguarda da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) nadou nesta segunda em 3min46s90 para ficar novamente abaixo da marca para estar nos Jogos de Paris. “Gostaria de ter nadado um pouco melhor. De manhã, me senti bem. Preciso ver quanto passei, mas sei que estou em uma fase de treino bastante forte para os Jogos Olímpicos. É lá que tenho que nadar rápido e certamente estarei bem”, declarou.

Guilherme Costa está garantido nos Jogos de Paris 2024. - (Sátiro Sodré) Sátiro Sodré
Guilherme Costa está garantido nos Jogos de Paris 2024.

Já na versão feminina da prova Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto também se garantiram. As duas já possuíam índice feito nas competições em salvaguarda e nesta segunda confirmaram presença em Paris.

“Eu me senti bem. Não é o meu melhor, mas estou muito feliz de ter feito o índice novamente. É uma prova que estamos botando no nível muito competitivo mundialmente. Então isso significa que a natação feminina tem evoluído muito e isso me deixa muito feliz”, declarou Maria Fernanda.

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 vão acontecer entre 26 de julho e 11 de agosto. A expectativa é de que o Brasil supere a campanha em Tóquio, onde alcançou a 12ª posição geral com 21 medalhas (7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes). Alguns atletas despontam como favoritos: uma delas é a Rebeca Andrade, campeã olímpica e mundial na ginástica artística, enfrentará a concorrência de Simone Biles.

Alison dos Santos, recuperado de lesão, é cotado ao pódio, junto com Karsten Warholm, Rai Benjamin e Kyron McMaster. No atletismo, o brasileiro vai competir nos 400m com barreiras masculino em 9 de agosto. Na fase final dos Jogos, as seleções de vôlei brasileiras são consideradas favoritas para o pódio: a masculina, sob comando de Bernadinho, almeja a final em 10 de agosto; a feminina, liderada por José Roberto Guimarães, busca o ouro em 11 de agosto. Destaque também para as brasileiras no Vôlei de Praia: a dupla Duda e Ana Patrícia garantiu a primeira vaga na competição feminina.

_________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.