Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Brasil cai 30 posições em ranking de países com maior avanço de PIB

O país apresentou crescimento de 0,4% e ficou em 32º lugar entre 55 países com melhor desempenho no último trimestre; resultado mostra queda desde os primeiros 3 meses do ano.

03/09/2025 às 09h38

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve o 32º melhor desempenho no segundo trimestre de 2025 em um ranking de crescimento que considera as informações de 55 países, segundo a agência de classificação de risco Austin Rating.

O PIB do Brasil cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2025 ante o primeiro trimestre, segundo os dados das Contas Nacionais trimestrais publicados nesta terça-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado da classificação mostra uma queda de 30 posições em relação ao primeiro trimestre do ano, quando o país ficou em 2º lugar no mesmo ranking, apesar do crescimento no Produto Interno Bruto.

Brasil cai 30 posições em ranking de países com maior avanço de PIB. - (Reprodução/Freepik) Reprodução/Freepik
Brasil cai 30 posições em ranking de países com maior avanço de PIB.

Entre os países com desempenho melhor do que o do Brasil no período, estão China (1,1%), Israel (0,9%), Estados Unidos (0,8%), México (0,6%) e Colômbia (0,5%).

O avanço brasileiro foi idêntico ao do Chile, Hong Kong, Letônia, Hungria e Reino Unido. No topo da lista com melhor desempenho porcentual no último trimestre, aparece a Indonésia, que cresceu 4%, seguida de Taiwan.

O Brasil deve encerrar o ano de 2025 se mantendo como a 10.ª maior economia do mundo, posto que deve preservar em 2026, conforme as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) compiladas pelo economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini A melhor posição alcançada pelo Brasil no ranking foi a 7.ª, entre 2010 e 2014.

Em valores, entre os dez países com o melhor desempenho na economia no trimestre passado, destaque para a Índia, com US$ 4,187 trilhões. O país subiu uma posição no ranking da Austin e ultrapassou o Japão, cuja economia fechou o último trimestre em US$ 4,186 trilhões.

Por Estadão conteúdo.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.