Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

São Raimundo Nonato

Marcelo Castro e Hélio Isaías protagonizam embate entre grupos em São Raimundo Nonato

Vídeo gravado pelo presidente Lula em apoio a Hélio Isaías foi motivo de embate entre os lados.

17/09/2024 às 18h15

A disputa pela Prefeitura de São Raimundo Nonato está competitiva e deixa com tensão o ambiente político da cidade. Partidos da base governista disputam entre si a gestão pública da cidade. De um lado está a situação, encabeçada pelo candidato a prefeito Isaías Neto (PT), nome indicado pela atual gestora, Carmelita Castro (PT), à sucessão da gestão administrativa. Do outro está a oposição com Rogério Castro (MDB), atual vice-prefeito e sobrinho do senador Marcelo Castro (MDB).

Marcelo Castro e Hélio Isaías protagonizam embate entre grupos em São Raimundo Nonato - (O Dia) O Dia
Marcelo Castro e Hélio Isaías protagonizam embate entre grupos em São Raimundo Nonato

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um vídeo em apoio a Isaías Neto. Acontece que o conteúdo deixou o bloco de Marcelo Castro chateado, em razão do MDB também ser uma sigla que apoia o presidente.

Em entrevista ao O Dia, o senador Marcelo Castro destacou que sua relação com o presidente é de longas datas, e que a gravação do presidente declarando apoio a Isaías Neto foi uma suposta “cilada”.

“Vocês conhecem minha relação com o Lula e o PT aqui no Piauí. O que houve: eu entendo que o Lula não sabe. Dão uma relação de nomes para ele e diz ‘em tal lugar fulano’. O Lula caiu numa cilada e eu não tenho a menor dúvida disso daí. Foi uma coisa ruim, porque isso eu entendo que foi um golpe sujo, foi uma cilada que fizeram que o Lula caiu”, disse.

O senador defendeu sua relação com o presidente e o PT. Além disso, ele argumentou que o bloco de prefeita Carmelita Castro estaria ligado ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

“Todo esse histórico (meu) e o Lula gravar para um lado que tem todo o histórico ligado ao Bolsonaro, o Ciro Nogueira e ao Centrão. Na verdade foi um erro grave que o Lula foi induzido a cometer”, criticou.

Deputado rebate acusações

Por sua vez, o deputado estadual Hélio Isaías (PT) lamentou as falas do senador Marcelo Castro e ressaltou que a gestão da prefeita Carmelita Castro deve continuar por meio do nome de Isaías Neto. “Primeiro, lamentar, mais uma vez, as palavras do senador Marcelo Castro. Quem vai dizer que o candidato é inexpressivo ou qualquer outra expressão que ele ache que vai acontecer é o povo de São Raimundo Nonato. Eu só sei que o povo de São Raimundo reconhece o trabalho da prefeita Carmelita Castro, a sua gestão durante sete anos e meio na cidade e é aceita por 84% da população”, relatou.

Ele defendeu o vídeo de Lula em apoio a Isaías Neto, pelo fato de os dois serem do mesmo partido, bem como refutou as acusações de que o grupo estaria ligado ao ex-presidente Bolsonaro.

“O presidente Lula é do Partido dos Trabalhadores, ele está incentivando as candidaturas do seu partido e é mais do que natural que ele possa levar sua mensagem àqueles que sempre defenderam e estiveram ao seu lado. O senador não olha o lado com o povo que ele está. Se você for olhar, 80% do grupo do Marcelo Castro é Ferreira. Os Ferreiras nunca votaram em PT, não precisa o Hélio Isaias dizer, basta perguntar ao povo lá. Diferente de nós que desde 2002 estivemos do lado do PT”, finalizou.