Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vereadores vão destinar emendas para blocos de rua no Carnaval de Teresina, afirma Luís André

Mesmo sem o tradicional Corso, o Carnaval de Teresina 2026 terá blocos de rua pela cidade; o investimento total previsto pela Prefeitura é de R$ 450 mil.

14/01/2026 às 16h17

Mesmo com o cancelamento do Corso de Teresina pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura confirmou a realização do Carnaval 2026 na última semana, com investimento estimado em R$ 450 mil e previsão de público de 120 mil pessoas entre os dias 14 e 17 de fevereiro. A festa será organizada pela Fundação Monsenhor Chaves (FMC), e deve contar com o apoio da Câmara Municipal, com financiamento dos blocos carnavalescos.

Vereadores irão destinar recursos para o carnaval em Teresina.  - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Vereadores irão destinar recursos para o carnaval em Teresina.

O vereador Luís André (PL) afirmou que os parlamentares pretendem destinar parte de suas emendas para o evento, com o objetivo de fortalecer os blocos de rua e incentivar a permanência dos foliões na capital durante o feriado.

Vereador Luís André (PL) - (Assis Fernandes / O Dia) Assis Fernandes / O Dia
Vereador Luís André (PL)

“Alguns amigos vereadores vão ajudar, inclusive nós vamos tentar colocar algum recurso para o Carnaval, muita gente está começando a querer viajar, se a gente tiver a opção de carnaval em Teresina, no final do ano, muita gente às vezes não ficou em Teresina porque às vezes não teve muita opção”, disse.

Luís André destacou ainda que os recursos serão destinados exclusivamente aos blocos, descartando qualquer repasse às escolas de samba, que por muitos anos protagonizaram os desfiles na Avenida Marechal Castelo Branco. Segundo o vereador, o foco agora é investir no modelo de carnaval popular, com maior adesão da população e retorno econômico para o município.

“Acho que a questão das escolas de samba já deu o que tinha que dar, não desmerecendo ninguém, acho que passou um tempo muito bom, produtivo. Mas assim, tudo tem começo, meio e fim na vida, você não pode achar que isso aí vai durar a vida toda, mas vamos incentivar os blocos, que isso aí dá renda, que estimula a economia, estimula o dinheiro, e as pessoas ficam em Teresina.”

A Fundação Monsenhor Chaves deve divulgar em breve a programação completa do Carnaval de Teresina 2026, com detalhes sobre datas, locais e estrutura dos desfiles. Entre os blocos já confirmados estão nomes tradicionais como Capote da Madrugada, Bloco da Liberdade, Pinto na Morada, Bloco das Fuleiras, Paçoca, Vaca Atolada, Piauí Samba, Estouradas, Patrão da Beka e Curicas.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.