A Câmara Municipal de Teresina aprovou, nesta quarta-feira (10), uma moção de louvor ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta é de autoria do vereador Daniel Carvalho (MDB) e recebeu maioria dos votos no plenário. Cinco vereadores votaram contra e outros três optaram pela abstenção. Confira a lista completa no final da matéria.
LEIA TAMBÉM
Ao PortalODia.com, o autor da moção afirmou que Moraes teve papel fundamental na defesa da ordem democrática durante o processo eleitoral e nos atos golpistas de 8 de janeiro.
“Eu acho que houve uma tentativa sim [de golpe de Estado]. Na hora que você inicia um processo eleitoral, colocando a própria Polícia Federal, Rodoviária Federal, para tentar barrar ônibus que vão em direção a outras cidades para fazer uma votação, na hora que você mobiliza a sua base eleitoral na frente do Congresso para invadir o Supremo Tribunal Federal, tudo isso é uma tentativa de mobilizar a população para, de certa forma, desestabilizar a nossa estrutura democrática. Acredito é que se existe realmente alguém que defendeu ali dentro do Supremo Tribunal a nossa estrutura democrática, foi o Alexandre de Moraes, por isso, pelos trabalhos relevantes que ele fez na defesa da democracia, eu resolvi pedir essa moção de louvor”, afirmou.
Entre os parlamentares que se posicionaram contra, a vereadora Samantha Cavalca (Progressistas), que se identifica como apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro, criticou a atuação do ministro e justificou seu voto.
“O Alexandre de Moraes, na minha visão, é um déspota. Ele desequilibrou as eleições agindo em prol do lado do atual presidente o caquético Luiz Inácio Lula da Silva. A vergonha, esse pária, esse anão diplomático, vergonha para os brasileiros chamado Lula. Então, é óbvio que todas as ações do Supremo, principalmente do ministro Alexandre de Moraes, eu acho que é notório para qualquer pessoa ter qualquer entendimento, tem um tico e o teco como neurônio, entende que ele tem um lado. E um ministro deve julgar de maneira isenta, o eu não ouvi isso acontecendo hora nenhuma”, declarou.
A moção foi aprovada e segue agora para os trâmites internos da Casa.
Como votaram os vereadores
Votaram contra:
• Samantha Cavalca (Progressistas)
• Pedro Alcântara (Progressistas)
• Ana Fidélis (Republicanos)
• Petrus Evelyn (Progressistas)
• Teresinha Medeiros (MDB)
Abstenções:
• Luís André (PL)
• Juca Alves (PRD)
• Samuel Alencar (União Brasil)
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.