Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vereador Draga Alana comenta CPI do Lixo e alerta sobre capacidade de novas empresas em Teresina

Parlamentar defende investigação de contratos da gestão passada e questiona se empresas interessadas têm estrutura para atuar na capital.

20/08/2025 às 17h42

O vereador Draga Alana (PSD), em entrevista nesta quarta-feira (20), comentou sobre a situação da CPI do Lixo em Teresina, destacando que a Comissão deve apurar os contratos dos últimos quatro anos, especificamente os relacionados ao ex-prefeito Dr. Pessoa.

Vereador Draga Alana teme que empresas menores não tenham a capacidade de gerir o lixo da capital.  - (Jailson Soares / O Dia) Jailson Soares / O Dia
Vereador Draga Alana teme que empresas menores não tenham a capacidade de gerir o lixo da capital.

Segundo o parlamentar, não se trata de transferir responsabilidade para o atual prefeito, Silvio Mendes (União), que enfrenta dificuldades com a empresa responsável pela coleta de lixo na capital. Os contratos, avaliados em R$ 22 milhões por mês, ainda fazem parte da gestão anterior.

“A CPI não tem poder de polícia, a CPI não vai, vamos supor, não vai fazer caça bruxa, mas a gente vai apurar os fatos e entregar os jogos responsáveis. Tem o Ministério Público, tem o Tribunal de Contas, tem os órgãos que realmente têm que saber o que tá acontecendo pra gente resolver o problema da população”, afirmou.

Draga Alana também revelou ter tomado conhecimento, por meio da imprensa, de que outros consórcios demonstraram interesse na licitação do lixo. No entanto, segundo ele, as empresas possuem contratos apenas em municípios menores, o que levanta dúvidas sobre a capacidade de gerirem o serviço em uma capital.

“Já saiu notícias também, que vai ser contratado de cidades menores do que a Teresina, inclusive de interiores do Maranhão. A CPI também vai apurar isso, vai apurar os fatos e vai dar uma resposta. Será que essas empresas que vão entrar em Teresina têm um suporte mínimo, digno para resolver o problema?”, questionou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.