Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Um ano após ser construída, Clínica Veterinária Municipal não foi inaugurada e está abandonada

Impasse entre a Prefeitura de Teresina e o IDEPI, órgão do Governo do Estado, tem deixado a clínica Veterinária em situação de abandono em Teresina

28/10/2025 às 15h00

28/10/2025 às 15h00

Estrutura danificada, vidros estilhaçados pelo chão, sujeira por todo lado e pichações. O cenário é de abandono na Clínica Veterinária Municipal de Teresina, situada no Loteamento Hugo Prado, no bairro Catarina, zona Sul de Teresina. A reportagem do Portal O Dia foi ao local nesta terça-feira (28) e constatou que o espaço está com a estrutura deteriorada e após um ano da conclusão da construção, o espaço já não tem condições de ofertar os serviços ao qual o local se propunha.

Clinica Veterinaria Municipal de Teresina está abandonada. - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Clinica Veterinaria Municipal de Teresina está abandonada.
 - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
 - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA

São cerca de 15 salas sujas; parte delas com reboco comprometido. E um agravante é que há uma indefinição quanto à administração do local. O IDEPI, Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), autarquia do Governo do Estado, afirma que enviou à Prefeitura de Teresina, no dia 23 de janeiro de 2025, ofício comunicando formalmente a entrega do prédio da Clínica Veterinária. Porém, o município informou ao O Dia que não recebeu oficialmente o prédio. E que, portanto, não estaria ainda responsável por manter a estrutura. (Confira os posicionamentos do IDEPI e da Prefeitura de Teresina no final desta reportagem)

Enquanto o impasse não é resolvido, o local vem se deteriorando ao longo dos últimos meses e servindo local para a criminalidade. A dona Valdirene precisa passar próximo à clinica abandonada para ir à UBS do Hugo Prado. A dona de casa não esconde que atravessa o local com medo. “Eu acho muito triste porque nós precisamos de um órgão desse daqui. E é um dinheiro que foi dado e abandonado desse jeito. Quando eu passo aqui, eu fico triste porque um negócio desse aqui, onde foi gasto tanto dinheiro e o ser humano fazer isso. É muito ruim, porque as pessoas que passam aqui para trabalhar ficam até com medo. Até que durante o dia não faz muito medo não, mas à noite faz”, diz Valdirene Fonseca.

Dona Valdirene, moradora da região. - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Dona Valdirene, moradora da região.

Já o seu Lismar, que é agente de saúde, por conta do trabalho de combate à dengue, precisa entrar na clínica abandonada. Ele demonstra indignação pelo dinheiro público gasto desperdiçado por uma obra que não traz retorno para a população da região.

“Um lugar desse que tão bem localizado, a clínica tão bem feita para depois ficar jogada às traças, podendo estar funcionando, tá empregando gente, tá chamando gente concursada para vir pra cá e tá aqui esquecida e abandonada. Tudo por causa dos políticos, que não tem preocupação com a população. Servindo para a criminalidade, para uso de droga. Esquecido, esquecido. Fica a minha indignação”, afirmou o Seu Lismar.

Seu Lismar demonstra indignação com o gasto de recursos públicos com a obra. - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Seu Lismar demonstra indignação com o gasto de recursos públicos com a obra.

IDEPI x Prefeitura de Teresina: o impasse

Por meio de nota, o IDEPI garantiu que enviou ofício comunicando o repasse da estrutura ao município de Teresina.

A obra do Hospital Veterinário de Teresina foi executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), autarquia do Governo do Estado, responsável pela elaboração e execução de projetos de infraestrutura em todo o Piauí.

Conforme documentação comprovatória, o IDEPI enviou à Prefeitura de Teresina, no dia 23 de janeiro de 2025, ofício comunicando formalmente a entrega do prédio da Clínica Veterinária. O recebimento do ofício foi confirmado pelo município, porém não houve resposta nem adoção das providências cabíveis para o cumprimento das obrigações previstas no acordo de cooperação técnica firmado entre o IDEPI e a Prefeitura de Teresina.

De acordo com o referido termo de cooperação, compete ao município a gestão operacional do hospital, incluindo a aquisição de equipamentos, a contratação de pessoal e a manutenção das instalações.

Considerando os danos causados por atos de vandalismo ao prédio do Hospital Veterinário de Teresina, o Governo do Estado, por intermédio do IDEPI, adotou as medidas necessárias para promover a recuperação do prédio. Um novo processo licitatório já está em andamento com o objetivo de executar os serviços de reparo e restabelecer as condições adequadas de funcionamento da estrutura.

No entanto, o início da execução dos serviços de reparo está condicionado à assinatura, por parte do prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, do ofício de recebimento do prédio, ato necessário para a formalização do processo e continuidade das ações de recuperação.

O IDEPI reitera seu compromisso institucional com a boa execução das obras públicas e informa que realizará a reforma necessária para, mais uma vez, entregar o Hospital Veterinário de Teresina em plenas condições de uso à Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Teresina afirma não ter sido oficializada:

Ao Portal O Dia, a comunicação da Prefeitura de Teresina informou que o repasse do imóvel do Estado para o Município não foi oficializado. Portanto, a Prefeitura ainda não é dona do imóvel e não pode se responsabilizar pelo espaço.

Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina - (Arquivo/O DIA) Arquivo/O DIA
Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.