Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Transporte público de Teresina precisa ser refeito por completo”, afirma Silvio Mendes

Segundo o gestor, os problemas vão desde a redução da frota até as más condições das paradas de ônibus e a subutilização dos terminais

05/01/2026 às 10h29

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), afirmou que o sistema de transporte público da capital precisa ser totalmente reestruturado diante da crise prolongada enfrentada pelo setor. Segundo o gestor, os problemas vão desde a redução da frota até as más condições das paradas de ônibus e a subutilização dos terminais, que foram concebidos justamente para dar mais agilidade ao deslocamento dos usuários.

A declaração foi dada em entrevista ao PortalODia.com nesta segunda-feira (5), durante reunião com todo o secretariado sobre o ano de 2025. Mendes destacou que, apesar das dificuldades históricas, 2025 registrou avanços importantes, especialmente com o reconhecimento, por parte do Governo Federal, da crise no transporte coletivo urbano, além da abertura de diálogo para a captação de recursos.

“Transporte público de Teresina precisa ser refeito por completo”, afirma Silvio Mendes - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
“Transporte público de Teresina precisa ser refeito por completo”, afirma Silvio Mendes

De acordo com o prefeito, a gestão municipal trabalha com a expectativa de investimentos superiores a R$ 1 bilhão, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), voltados à reestruturação do sistema. Para ele, no entanto, os recursos precisam estar associados a um novo planejamento.

“Primeiro, houve o reconhecimento do Governo Federal de que é preciso investir. Segundo, não basta apenas fazer investimentos: é necessário refazer o Plano Diretor, que foi elaborado em 2008. Temos que refazer tudo”, afirmou.

Silvio Mendes ressaltou ainda que há disponibilidade de crédito para viabilizar as mudanças, inclusive com condições favoráveis por meio do Banco do Nordeste.

Silvio Mendes, prefeito de Teresina - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Silvio Mendes, prefeito de Teresina

“Qual é a novidade? Aqui tem dinheiro. O Banco do Nordeste pode ajudar a gente bem baixo e vale a pena fazer. Tem mais dinheiro do que a gente precisa. Portanto, isso precisa ter a velocidade para fazer bem feito”, declarou.

Metrô de Teresina

Durante a entrevista, o prefeito também comentou sobre a expansão do metrô de Teresina como alternativa para melhorar a mobilidade urbana. Segundo ele, o sistema metroviário não deve ser tratado como substituto do transporte por ônibus, mas como um modelo complementar.

“Não cabe convênio com o metrô, são duas coisas distintas. Eles se completam”, explicou.

Silvio Mendes informou que o projeto prevê dois eixos principais, com linhas partindo da Zona Sul da capital, passando por bairros como Parque Piauí e Bela Vista, seguindo em direção às avenidas Presidente Kennedy e Universidade, com integração ao município de Timon.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.