O trânsito das zona Norte e da zona Sudeste de Teresina passarão por alterações significativas com a implantação de novos sistemas binários em vias de grande fluxo da capital. As mudanças, no entanto, só serão efetivadas de forma completa após a chegada de novos semáforos, cuja entrega está prevista para o início do mês de fevereiro.
Na zona Norte, o binário vai envolver a Avenida Campo Maior e a Rua Rui Barbosa, duas das principais vias da região. Com a alteração, a Avenida Campo Maior, que margeia o Aeroporto de Teresina, passará a ter sentido único no trecho Centro–Norte. Já a Rua Rui Barbosa funcionará em sentido contrário, Norte–Centro. A reorganização tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego e reduzir conflitos em cruzamentos considerados críticos.
LEIA TAMBÉM
- Cadastro para instrutores autônomos de trânsito já está aberto; Veja como se credenciar
- Multas de trânsito em Teresina poderão ser convertidas em doação de sangue; entenda
- DER conclui manutenção no viaduto da Miguel Rosa e trânsito é liberado
- Mais de mil pessoas perderam a vida no trânsito em 2025 no Piauí
- Trânsito é liberado na Ponte Metálica entre Teresina e Timon após conclusão de obras
Segundo o planejamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), parte da sinalização horizontal e vertical já está sendo implantada, incluindo marcações no asfalto e instalação de placas. No entanto, a mudança definitiva do fluxo só ocorrerá com a instalação dos semáforos, considerados essenciais para organizar o trânsito em cruzamentos de grande movimentação, como os existentes ao longo da Rua Rui Barbosa.
A demora na implantação total do binário se deve à falta de semáforos em estoque. O equipamento, que é adquirido fora do estado, teve a solicitação realizada ainda no início do mês de janeiro. A previsão é que o material chegue nos primeiros dias de fevereiro, permitindo a conclusão das intervenções na região Norte.
Além da zona Norte, a Avenida Noé Mendes, na zona Sudeste de Teresina, também passará por mudanças semelhantes. Após a finalização do binário da Avenida Campo Maior, a próxima etapa será a reorganização do tráfego na Noé Mendes, outra via estratégica para a mobilidade urbana da capital. A via, também de grande movimentação, tem como meta ser transformada em sentido único, a fim de dar maior fluidez ao elevado trânsito observado na região Sudeste da capital.
A expectativa da gestão municipal é concluir as alterações na primeira quinzena de fevereiro. A medida busca melhorar o fluxo de veículos em pontos considerados delicados da cidade, garantindo mais segurança e fluidez para motoristas e pedestres nas zonas Norte e Sudeste de Teresina.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.