Não é de hoje que Timon é considerado como uma espécie de bairro de Teresina, mesmo se situando no vizinho Estado do Maranhão. A quantidade de teresinenses firmando moradia no município ao lado não é pequena, assim como também não é pequeno o número de timonenses que atravessam o rio todos os dias para vir trabalhar ou estudar na capital piauiense. Para facilitar o fluxo de pessoas entre as duas cidades, Teresina conta com três pontes, mas uma quarta pode sair do papel e começar a ser executada em um tempo não tão longe.
A Prefeitura de Timon está concluindo o projeto técnico da quarta ponte sobre o Rio Parnaíba para ir a Brasília buscar recursos para execução da obra. A informação foi confirmada pela vice-prefeita do Município, Socorro Waquin, em entrevista à reportagem de O Dia nesta sexta-feira (03). De acordo com a gestora, há intenso diálogo entre as prefeituras timonense e de Teresina para alinhar ações e garantir uma quantidade suficiente de verba para tirar a nova ponte entre as duas cidades do papel.
“O Rafael [Brito, prefeito de Timon], está retomando isso já em Brasília com o Silvio [Mendes, prefeito de Teresina], discutindo a construção da quarta ponte. Porque como é uma obra estruturante, é uma obra demorada para sair tanto do papel, quanto para sair o recurso. Mas o Rafael está concluindo esse projeto técnico para buscar recursos em Brasília para construir essa ponte, que vai aliviar mais a mobilidade urbana em Timon e em Teresina”, explica Socorro.
A vice-prefeita acrescenta que tem havido alinhamento entre as bancadas federais do Piauí e do Maranhão, bem como dos dois governos estaduais para executar o projeto da quarta ponte sobre o Rio Parnaiba.
Segundo o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, a nova ponte que deve ligar a capital piauiense a Timon está orçada em cerca de R$ 300 milhões e deverá contar com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto prevê a ligação da Avenida Gil Martins, na zona Sul, à Avenida Benedito Ferreira Campos, em Timon.
Atualmente, a ligação entre as duas cidades é feita pelas pontes José Sarney (Ponte da Amizade), Engenheiro Antônio Noronha (Ponte Nova) e João Luís Ferreira (Ponte Metálica), esta última interditada para manutenção. Para Silvio, o novo projeto é essencial para aproximar ainda mais as populações de Piauí e Maranhão.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.