Entre os dias 7 e 13 de dezembro, um mutirão de castração gratuita para cães e gatos será realizado no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde (Expoapi), em Teresina. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à castração de cães e gatos, contribuindo para o controle populacional e para a prevenção de doenças, ao mesmo tempo em que fortalece as políticas públicas de bem-estar animal no estado.
LEIA TAMBÉM
- Simulação de evacuação em incêndio em Parnaíba viraliza e é confundida com caso real
- Caminhoneiros do Piauí não devem aderir à paralisação nacional, afirma sindicato
- Spotify Wrapped, YouTube Music Recap e Apple Music Replay: veja como fazer a retrospectiva musical
- Spotify Wrapped, YouTube Music Recap e Apple Music Replay: veja como fazer a retrospectiva musical
As inscrições devem ser feitas pela internet, em um sistema que organiza os atendimentos por dia e turno. O atendimento será encerrado automaticamente quando a capacidade diária for atingida.
Para participar do mutirão, os animais precisam cumprir alguns critérios básicos de saúde e idade. Além disso, os tutores devem seguir exigências relacionadas ao transporte e ao preparo antes da cirurgia.
No caso dos gatos, é obrigatória a utilização de caixa de transporte individual. As gatas não podem estar grávidas nem em período de amamentação. Já os cães devem ser conduzidos de forma segura, com coleira e guia; os machos também precisam usar focinheira, enquanto as fêmeas não podem estar no cio no dia do procedimento.
Segundo o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos), que atuou na articulação da iniciativa junto a órgãos como a Secretaria de Agronegócio do Piauí (Seagro), a ação reforça políticas públicas voltadas aos animais. “Uma conquista concreta em defesa dos animais. Além disso, estamos fortalecendo políticas de bem-estar e saúde pública e dando suporte às famílias que não têm condições de arcar com o procedimento”, disse.
REQUISITOS PARA PARTICIPAR
- Pets entre 7 meses e 8 anos
- Jejum de 8 a 10 horas (água e comida)
- Animal saudável
- Sem pulgas ou carrapatos
- Comprovante de vacina antirrábica (quando houver)
REGRAS ESPECÍFICAS
GATOS
- Levar em caixa de transporte individual
- Gatas não podem estar grávidas ou amamentando
CÃES
- Levar com coleira, guia e focinheira
- Fêmeas fora do cio
- Machos a partir de 7 meses
OBSERVAÇÕES
- Todos os animais passarão por avaliação clínica no dia da cirurgia. Caso apresentem qualquer alteração, o procedimento poderá ser suspenso;
- Animais recém vacinados devem aguardar 20 dias após a vacinação para serem castrados;
- O animal não pode apresentar sinais de doença, como: vômito, diarreia, lesões de pele, secreção nasal ou ocular, tosse ou sinais de gripe, febre;
- Não estar em tratamento veterinário no momento;
- O tutor deve ser maior de idade e apresentar documento oficial com foto;
- Animais que chegarem fora do horário estabelecido NÃO serão atendidos;
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.