Estão em fase de testes, em Teresina, a utilização de motocicletas de carga para a coleta domiciliar em áreas onde caminhões compactadores não conseguem entrar. A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb).
O primeiro teste ocorreu no bairro Porto do Centro, na zona Leste da capital. Inicialmente, duas motocicletas estão sendo utilizadas, mas, segundo a Eturb, outras 10 unidades serão adquiridas em breve. “Mais 10 unidades serão incorporadas em breve para atender Centro, zona Norte e zona Leste, regiões operadas pela empresa Via Ambiental”, informou a entidade.
Assim como ocorria com as carroças, após a coleta nos bairros, cada motocicleta levará os resíduos até contêineres estrategicamente posicionados, de onde serão recolhidos ao final do dia pelo caminhão compactador e encaminhados ao aterro sanitário. “As motocargas chegam para substituir gradualmente os veículos de tração animal, as tradicionais carroças,” afirmou a Eturb.
A coordenadora de Limpeza Pública da Eturb, Michelly Noleto, ressalta que a mudança preserva os animais e aumenta a eficiência do serviço. “Esses veículos conseguem acessar locais onde os caminhões não chegam, trazendo mais eficiência ao serviço. Além disso, estamos avançando na substituição das carroças, preservando os animais e garantindo mais rapidez no trabalho. O utilitário já ganhou até um apelido carinhoso: agora ele é conhecido como ‘Motolixo’”, afirmou a coordenadora.
O diretor-presidente da Eturb, Vicente Moreira Filho, reforça que a medida contribui diretamente para a melhoria da limpeza urbana. “Estamos adaptando nossas operações para atender cada vez melhor a população. É essencial que o poder público faça sua parte, mas também precisamos que a população colabore, evitando descartes irregulares e cuidando da cidade”, destacou.
Segundo ele, as novas motocargas devem aprimorar a eficiência da coleta domiciliar e colaborar para uma Teresina mais limpa e organizada.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.