Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina precisa voltar a ser a Cidade Verde, diz Aluísio Sampaio, secretário de Meio Ambiente de Teresina

O Secretário retorna à pasta após 10 anos e destaca desafios climáticos e urbanos para resgatar a identidade ambiental da capital.

04/01/2025 às 17h07

O mais novo secretário municipal do Meio Ambiente de Teresina é Aluísio Sampaio (Progressistas), que já passou pela pasta em 2015, na gestão do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), e agora assume novamente 10 anos depois. Em entrevista à FM O Dia, afirmou que a capital precisa retornar a ser a Cidade Verde.

Vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Vereador Aluísio Sampaio (Progressistas)

O atual secretário falou sobre as diferenças entre sua gestão em 2015 e o momento atual. Informou que o mundo tem mudado com os efeitos climáticos e, mesmo em pleno janeiro, as chuvas estão escassas, o que torna visível que o planeta tem sido agredido. Para modificar a situação climática da cidade, Teresina precisa voltar a ser a Cidade Verde.

“Quando estive à frente da pasta, deixei lá um plano licitado, um plano diretor de arborização. Então hoje o plano está pronto e coincidentemente nós vamos buscar implementar. Então, a cidade de Teresina é conhecida como Cidade Verde e vai precisar ser de fato a Cidade Verde. Vai precisar ter que voltar a ser a cidade.”

Diferente do cenário que encontrou na primeira gestão da pasta, o secretário destacou que, hoje, encontra um corpo técnico melhor, que antes era seu maior desafio.

“Eu corri para fazer o primeiro concurso público da Secretaria de Meio Ambiente. E foi idealizado, foi colocado no orçamento, no planejamento por mim. Só que eu não tive o privilégio, dentro da minha [gestão], de esses profissionais serem efetivamente empossados.”

Aluísio finalizou falando sobre a situação dos rios de Teresina, que têm sofrido com o baixo tratamento dos esgotos que deságuam em suas margens. Ele ressaltou que possui o sonho de resolver esse problema, mas avisa ser algo complexo. Ainda assim, acredita ser necessário que o teresinense tenha a oportunidade de vivenciar os rios da capital.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.