Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina pode registrar novas chuvas entre esta quarta (17) e sexta; confira previsão

Segundo a Semarh, dezembro até começou com bons volumes de chuva. Porém, houve uma pausa e agora novos sistemas voltam a favorecer precipitações.

17/12/2025 às 11h19

Teresina pode voltar a registrar chuvas a partir desta quarta-feira (17), com previsão de precipitações também para quinta e sexta-feira. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), a tendência é de mudança gradual no padrão do tempo, após um período de pausa nas chuvas registrado ao longo do mês de dezembro.

Teresina pode registrar novas chuvas a partir desta quarta (17). - (Maria Clara Estrêla/O DIA) Maria Clara Estrêla/O DIA
Teresina pode registrar novas chuvas a partir desta quarta (17).

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, da Semarh, as chuvas esperadas para os próximos dias devem ser de baixa a moderada intensidade, características comuns do período de transição para a quadra chuvosa. “São pancadas rápidas, que podem atingir alguns bairros e não outros. Por isso, o volume não é uniforme em toda a cidade”, explicou.

A previsão indica que, entre quarta, quinta e sexta-feira, o calor intenso ao longo do dia continuará favorecendo a formação de nuvens carregadas, especialmente no período da tarde e início da noite. Conforme explica o climatologista da Semarh, Pedro Aderaldo, a combinação entre altas temperaturas e umidade cria condições propícias para chuvas isoladas. “Teresina tem um aquecimento intenso durante o dia. Quando há umidade suficiente e condições favoráveis na atmosfera, surgem essas pancadas isoladas, muitas vezes acompanhadas de trovoadas”, destacou.

Outro fator que contribui para a previsão de chuva nos próximos dias é o transporte de umidade da região Amazônica, que aumenta a quantidade de vapor d’água disponível na atmosfera. Além disso, sistemas atmosféricos que atuam em níveis mais altos, como o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), também podem intensificar as precipitações, principalmente nas áreas periféricas desse sistema.

Apesar da expectativa de chuvas, as temperaturas seguem elevadas em todo o estado, mesmo já na segunda quinzena de dezembro. Sônia Feitosa reforça que não há uma data exata para o início oficial do período chuvoso. “Não há um dia certo que marque o começo das chuvas. Trabalhamos com tendências baseadas na climatologia e nos modelos meteorológicos, que podem mudar em poucos dias”, afirmou.

Sônia Feitosa, meteorologista da Semarh - (Reprodução) Reprodução
Sônia Feitosa, meteorologista da Semarh

A meteorologista lembrou ainda que dezembro começou com bons volumes de chuva, houve uma pausa e, agora, novos sistemas voltam a favorecer as precipitações. Enquanto isso, um sistema de alta pressão ainda dificulta a formação de chuvas em parte do Piauí, especialmente nas regiões Norte e Centro-Norte. No entanto, segundo a Semarh, a partir do dia 18 de dezembro, os modelos apontam para aumento das chuvas e avanço das precipitações para áreas que ainda não haviam registrado volumes significativos.

Confira a previsão do tempo para esta quarta (17):

No dia 17/12/2025, o clima está parcialmente nublado, com 20% de probabilidade de chuva. A umidade relativa do ar está em 83%, e o vento sopra a 2.57 km/h na direção 350° (N). O sol nasceu às 05:34 am e se porá às 05:59 pm. A fase da lua é minguante crescente. A previsão para hoje é de chuva com temperaturas variando entre 22°C e 34°C.

Para os próximos dias, a previsão é de chuva em Teresina. No dia 18/12, a temperatura máxima será de 31°C e a mínima de 23°C, com 100% de probabilidade de chuva. Já no dia 19/12, as temperaturas variam entre 22°C e 34°C, com 99% de chance de chuva.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da Semarh