Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Situação de Tatiana Medeiros gera inconsistência na Câmara, diz procurador

Vereadora retornaria hoje à Casa, mas após derrubada de habeas corpus, Câmara precisou recalcular a rota e mantém Leôndidas Júnior no cargo.

14/10/2025 às 10h52

Três dias depois de ter sido solta e a um dia de voltar para o cargo de vereadora, Tatiana Medeiros teve sua liberdade revogada pela justiça. A decisão proferida na tarde de ontem (13) fez a Câmara Municipal de Teresina recalcular a rota e manter tudo como estava até a última sexta-feira (10): Leôndidas Júnior permanece no cargo e Tatiana segue afastada.

Situação de Tatiana Medeiros gera inconsistência na Câmara, diz procurador - (Assis Fernandes / O DIA) Assis Fernandes / O DIA
Situação de Tatiana Medeiros gera inconsistência na Câmara, diz procurador

Os preparativos para o retorno da vereadora, que aconteceria hoje, já estavam sendo concluídos quando a Câmara foi notificada da nova decisão judicial. A situação gera inconsistências na Casa e quem afirmou isso foi o Procurador-Geral do Legislativo, Pedro Rycardo Couto. Hoje, seria lido o ofício da saída de Leôndidas e retorno de Tatiana junto à Mesa Diretora e a parlamentar já participaria de sua primeira sessão.

A situação, segundo Rycardo, exige da Câmara cautela. “É uma questão que é instruída por meio da Justiça Eleitoral. Nós temos que aguardar e eu sei que gera alguma inconsistência, mas temos que respeitar a decisão do Poder Judiciário. Eles vão fazer toda a instrução, várias pessoas ainda serão ouvidas e após esse trânsito em julgado é que vamos poder adotar qualquer medida dentro da Casa”, diz.

Com a manutenção da prisão domiciliar de Tatiana Medeiros, todas as renomeações de seu gabinete foram suspensas e a equipe de Leôndidas permanece.

Pedro Rycardo Couto, procurador-geral da Câmara Municipal de Teresina - (Divulgação/CMT) Divulgação/CMT
Pedro Rycardo Couto, procurador-geral da Câmara Municipal de Teresina

Entenda

Tatiana Medeiros estava em prisão domiciliar até a última sexta (10), quando a justiça concedeu-lhe liberdade e a permissão para voltar a exercer o mandato de vereadora na Câmara. A decisão veio após provas anexadas ao processo dela terem sido anuladas. Tatiana retornaria ao cargo hoje, mas na tarde de ontem a Justiça Eleitoral derrubou o habeas corpus e manteve a parlamentar presa.

O relator do processo, juiz José Maria Costa, foi voto vencido na sessão em que participaram desembargadores do TRE-PI e juízes federais. O voto contrário foi dado pelo desembargador Ricardo Gentil. Os demais membros da sessão acompanharam o entendimento dele e formaram maioria pela manutenção da prisão de Tatiana.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.