Durante a Campanha Setembro Amarelo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio da Gerência de Saúde Mental, divulgou os locais de atendimento que oferecem acompanhamento gratuito em Teresina a pessoas com ideações suicidas e também a seus familiares.
Entre os serviços está o PROVIDA, ambulatório especializado para quem já tentou suicídio. O espaço funciona com demanda espontânea, basta procurar o local e fica na Rua Álvaro Mendes, nº 1557, no Centro-Sul, próximo à Praça da Igreja São Benedito. O PROVIDA conta com psicólogos e psiquiatras e mantém ainda o WhatsApp (86) 99577-1567 para esclarecimentos.
A rede também dispõe de sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), voltados ao atendimento multiprofissional de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. Para quadros mais leves, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde podem ser agendadas consultas em ambulatórios especializados, caso necessário.
LEIA TAMBÉM
Em situações de urgência psiquiátrica, como surtos psicóticos ou tentativas de suicídio, a recomendação é ligar para o SAMU (192) ou dirigir-se diretamente a UPAs, hospitais públicos ou ao Hospital Areolino de Abreu, que dispõe de psiquiatras de plantão 24 horas. Pacientes já acompanhados em algum CAPS também podem buscar atendimento imediato na unidade de referência.
Já nos casos de alto risco de suicídio, Teresina conta com leitos específicos no Hospital da Primavera. O acesso ocorre a partir de atendimento inicial em hospitais públicos da cidade, quando os médicos avaliam a necessidade de transferência do paciente para internação.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.