O secretário municipal de Administração e Recursos Humanos de Teresina (SEMA), Marcos Elvas, confirmou que a gestão municipal prevê a concessão de reajustes salariais aos servidores públicos em 2026. A declaração foi feita em entrevista ao portal O Dia nessa terça-feira (12).
Segundo o secretário, a política de valorização do funcionalismo é uma diretriz permanente da administração do prefeito Silvio Mendes, que vem sendo adotada de forma responsável, com base no equilíbrio fiscal do município.
LEIA TAMBÉM
- Supersalários: 90 juízes e desembargadores do Piauí receberam mais de R$ 100 mil de salário em dezembro
- Novo salário mínimo no Piauí deve custar mais de R$ 109 milhões aos cofres das prefeituras piauienses
- Professores do Piauí vão receber 14º salário e alunos prêmio em dinheiro por desempenho no Saeb, anuncia secretário
- Seguro-desemprego 2026 tem reajuste; veja novos valores e regras
“Naturalmente vai ter o reajuste do salário mínimo, que é a ICT, e certamente outras iniciativas que também o prefeito vai, com a equipe econômica dele, vai tomar decisão no momento que ele entender o oportuno, mas a valorização do servidor público é uma meta e uma prática do prefeito Silvio Mendes”, afirmou Marcos Elvas.
O secretário destacou ainda que a perspectiva para 2026 é manter a responsabilidade fiscal, sem comprometer a capacidade de investimento da prefeitura. Ele ressaltou que 2025 foi um ano marcado por ajustes e reorganização administrativa.
“A perspectiva nossa para o ano de 2026 é de continuar com bastante equilíbrio, andando em cima da linha, mas já se possibilitando fazer alguma coisa que, diferentemente desse ano, que nós fizemos muito, mas o grande legado desse ano de 2025 foi o equilíbrio das contas públicas e colocar tudo da prefeitura para funcionar efetivamente”, pontuou.
Concursos públicos
Durante a entrevista, Marcos Elvas também comentou sobre a possibilidade de novos concursos públicos no município no próximo ano. Segundo ele, ainda há candidatos aprovados em certames anteriores que poderão ser convocados, além da possibilidade de abertura de novos concursos.
“Alguns candidatos ainda serão chamados de alguns concursos que tem e certamente acontecerá outros concursos, mas isso ainda não está prego batido e ponta virado, isso tem que ser decidido pelo prefeito”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.