O secretário estadual de Administração, Samuel Nascimento, anunciou que o edital do programa Minha Casa, Minha Vida para a construção de moradias no Centro de Teresina deverá ser publicado nos próximos dias. O empreendimento será implantado em área pertencente ao Governo do Estado, em frente à Praça Saraiva, uma das regiões mais centrais da capital.
LEIA TAMBÉM
Em entrevista ao O Dia, o secretário afirmou que o projeto habitacional já avançou nas tratativas com a Caixa Econômica Federal e destacou o impacto da iniciativa para a região central da cidade.
“O edital já deve ser publicado, a Caixa Econômica conseguiu colocar à frente esse grande projeto habitacional de faixa 1 no imóvel do Estado do Piauí em frente à Praça Saraiva e a gente espera que a população aproveite bem esse novo momento que o Centro de Teresina vai ter com esse empreendimento imobiliário”, declarou.
A iniciativa integra o Habitar Centro – Meu Centro, Minha Vida, primeiro empreendimento habitacional de interesse social planejado para a região central de Teresina. O projeto é coordenado pela Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), que está finalizando os preparativos para o lançamento oficial.
Ao todo, estão previstos 300 apartamentos, com foco no repovoamento do Centro e na ampliação do acesso da população de baixa renda a áreas com infraestrutura urbana consolidada. O empreendimento está enquadrado no Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1, na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Área estratégica e infraestrutura consolidada
As obras serão executadas em um terreno de 6.831,41 metros quadrados, doado pelo Governo do Estado, localizado no quarteirão formado pelas ruas Barroso, Félix Pacheco, 13 de Maio e São Pedro. A área está situada em um dos pontos mais estratégicos da capital, com acesso a escolas, comércio, bancos, transporte público, unidades de saúde e serviços de segurança.
A proposta do governo é reduzir a necessidade de longos deslocamentos diários, permitindo que os moradores tenham acesso a serviços essenciais no próprio entorno, além de estimular a reocupação residencial do Centro da cidade.
Cessão de imóvel aprovada na Alepi
A viabilização do empreendimento avançou no dia 16 de dezembro, quando a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou projetos voltados à revitalização do Centro de Teresina. Uma das matérias autoriza o Governo do Estado a ceder os imóveis do antigo Complexo de Segurança, próximos à Praça Saraiva, ao Fundo de Arrendamento Residencial, administrado pela Caixa Econômica Federal.
Com a autorização, a instituição financeira poderá atuar diretamente nos imóveis por meio do Minha Casa, Minha Vida, possibilitando a construção dos novos empreendimentos habitacionais. Em outro projeto aprovado, os mesmos imóveis foram retirados da carteira de desmobilização do Executivo estadual.
As matérias seguem agora para sanção do governador Rafael Fonteles.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.